Astrologia: 2012 será ano de transformação

Para a astrologia, os planetas Urano, Netuno e Plutão são os responsáveis pelo pano de fundo coletivo. Portanto, quando estes planetas adentram um novo signo, as motivações e a forma de atuar das pessoas mudam. Em fevereiro 2012, Netuno ingressará em Peixes, permanecendo neste signo por longos quatorze anos.

Enquanto Netuno esteve em Aquário (1998-2012), a tecnologia se disseminou e também os subprodutos dela, como as redes sociais. O comportamento aquariano - descompromissado, livre, impessoal, antenado - passou a ser sentido como sendo o ideal (Netuno tem a ver com processos de idealização), inclusive na área afetiva.

Com a passagem de Netuno por Peixes, passaremos a ter uma valorização da música, que terá que expressar mais nossos sentimentos, do trabalho voluntário e de uma postura mais sensível. É possível, também, que a discussão sobre a homossexualidade, que ganhou destaque nos últimos anos, evolua para incluir todas as formas de diferenças, como transsexuais ou pessoas que vivem de modos alternativos, como polígamos.

Com o avançar de Netuno por Peixes, será mais difícil etiquetar e catalogar as pessoas. Será preciso expandir os conceitos para abarcar as diferenças. Em breve, também, aquilo que valorizamos em termos de moda e estilo passará por uma reformulação, pois Netuno representa o que consideramos coletivamente como belo e desejável, e a mudança de signo deste planeta alterará nossos ideais estéticos. Isto não acontecerá da noite para o dia, mas será uma mudança inexorável. O período de Netuno Aquário, por exemplo, foi o auge das "musas loucas", como Lady Gaga, Britney Spears, Amy Whinehouse. Netuno em Peixes trará outros ídolos. Estas são apenas algumas informações preliminares sobre esta grande mudança que começará a partir de 2012.

Primeiro semestre: ótimo para planejar e trabalhar

Em todo o primeiro semestre, Marte ficará no signo de Virgem. Esta é uma ocorrência excepcional, pois o trânsito de Marte por um signo dura pouco mais de dois meses. O motivo para a extensão desta passagem é devido à retrogradação deste planeta, que ocorrerá de 23 de janeiro a 14 de abril, e cujos efeitos foram analisados.

Marte em Virgem é útil principalmente para trabalhar, pois Virgem é um signo de detalhes e da preparação para as coisas que queremos. Está ligado ao esforço contínuo que temos de fazer para atingir um objetivo. Por exemplo, quem quer passar em concurso precisa estudar, quem deseja estar em boa forma tem que fazer exercícios, e assim por diante. Tudo isto requer ações cotidianas, o que está relacionado à Virgem.

Embora o primeiro semestre seja ótimo para produzir, o período em que Marte estiver retrógrado não será bom para lançar projetos, mas para prepará-los. A exceção é se estes projetos já estiverem muito adiantados e amadurecidos, com todos os detalhes já fechados. Mas o mais provável é que não, e sim que seja justamente a época para revisões e ajustes antes de lançamentos importantes. Além disso, tudo o que é lançado com Marte retrógrado acaba sendo muito trabalhoso no futuro, porque contém a possibilidade de retrabalho.

Até o mês de março, estaremos sob o efeito benéfico de Júpiter em trígono com Plutão. Marte formará uma aliança positiva com estes dois planetas. Esta combinação inspira a nossa ambição e vontade de crescer. Poderemos nos sentir instados a explorar novas áreas e possibilidades materiais. Se a isto aliarmos a prática, justamente no que Marte em Virgem pode nos auxiliar, e fizermos um projeto bem planejado, teremos muita chance de sermos bem sucedidos. É importante ressaltar que estes planetas estarão em signos do elemento Terra, o mais realista de todos, pedindo que sejamos arrojados, mas com base em dados, mantendo os pés no chão.

Júpiter em trígono com Plutão também contribui para que possamos nos recuperar em áreas deficientes de nossas vidas e nos instruir mais em assuntos em que nossos conhecimentos sejam insuficientes, sejam de ordem prática ou subjetiva (exemplo: filosofia de vida, inteligência emocional, etc). Para tanto, ser humilde e ter vontade de aprender será fundamental. Haverá, ao nosso redor, pessoas incentivando o nosso crescimento e oportunidades para o nosso aperfeiçoamento. Como temos livre arbítrio, podemos escolher entre aproveitar entre excelente momento ou desperdiçar esta boa chance que o céu nos oferecerá.

Maio e Junho: revisão nos relacionamentos

De 15 de maio a 27 de junho, o planeta Vênus irá retrogradar. O intervalo aproximado entre as retrogradações de Vênus é de cerca de um ano e meio, relativamente longo, o que faz com que o período da retrogradação se destaque. Quando este planeta fica retrógrado, as relações passam por uma revisão. Há uma tendência a uma maior suscetibilidade e reflexão no que se refere a este tema, com distorções e desequilíbrios sendo percebidos com maior clareza. Não será surpresa se rompimentos e alterações nos relacionamentos acontecerem nesta fase, bem como retornos de pessoas do passado. Em razão de uma maior delicadeza, será necessário, ainda, que tenhamos maior habilidade diplomática com nossos gestos e palavras.

No caso de relacionamentos novos iniciados sob esta retrogradação (ou um pouco antes), será necessário observá-los muito bem, pois é como se ficassem um tanto quanto velados, como se não pudéssemos compreendê-los com clareza, com chance de mudarem ou se revelarem quando Vênus retornar ao movimento direto.

Vênus é também um significador de dinheiro e este assunto também poderá ficar mais delicado durante a retrogradação. Profissionais liberais deverão evitar estar sem reservas nas proximidades da retrogradação, pois o dinheiro poderá ficar mais curto. Será necessário ser mais cuidadoso com compras e investimentos de maior porte, pois haverá tendência a erros de julgamento.

Junho e Julho: fique de olho nas ilusões

Até o dia 10 de junho, Júpiter estará transitando por Touro, trazendo uma forte motivação pelo progresso material. Haverá um apelo, também, por sermos mais afetuosos e curtirmos mais a vida. A partir do dia 11 de junho, Júpiter ingressará em Gêmeos, onde ficará durante um ano. Este posicionamento irá colocar ênfase no ensino, aprendizado, troca, comunicação, circulação de informações e produção de inovações. Estará em alta ser criativo, ágil, bem humorado e bem informado, qualidades deste signo. Mas haverá, também, um aumento das fofocas, escândalos e criação de falsos ídolos. Gêmeos representa o nosso lado que precisa de novidades e entretenimento, um outro campo que terá muito crescimento a partir de meados do ano.

Júpiter, porém, terá um momento tenso entre 11 de junho e 4 de julho, quando irá quadrar Netuno. Haverá uma tendência coletiva a produção de notícias falsas ou imprecisas, com muita tensão e burburinho. Será um momento, igualmente, de explosões de bolhas de expectativas e escândalos (ligados, especialmente, a figuras de alta autoridade, religiosos, ao âmbito jurídico, além de abranger o campo das relações diplomáticas). Na vida pessoal, haverá uma tendência a se empolgar com algo, com grandes chances, no entanto, de aquilo, no futuro, não corresponder totalmente às expectativas. Com esta combinação, podemos tirar facilmente os pés do chão e nos deixar levar por conversas ou, mesmo, pelo que nossa própria mente criar. Não será a melhor época de apostar todas as fichas em nada e será preciso ter muito cuidado com investimentos.

Junho também será o mês em que a quadratura de Urano com Plutão, cuja aproximação vem acontecendo desde 2010, ficará exata pela primeira vez. Este é um aspecto que anuncia grandes mudanças comportamentais coletivas e individuais, e que estará presente em nossas vidas até o final de 2015. É um aspecto complexo, que fala da necessidade de mudar, tentando novos caminhos e arriscando transformações.

Segundo Semestre de 2012: a hora da cura

Em outubro, Saturno, que vem transitando por Libra, ingressará em Escorpião. Saturno transitando por Libra inspira a tentar saídas mais moderadas e reforça a diplomacia. Com a entrada de Saturno em Escorpião, signo no qual irá ficar ao longo de 2013 e 2014, haverá maior tendência a ir aos extremos. Problemas mais complicados poderão emergir, requerendo mais esperteza, frieza e estratégia ou então pessoas e países terão mais a perder. Será preciso ser mais prevenido e seguro.

Escorpião é um signo ligado a enfrentar os problemas. Portanto, a partir do ingresso de Saturno neste signo, será a hora de as pessoas procurarem ajuda e solução para problemas diversos, como depressão, problemas na área da sexualidade, vícios, etc. A área terapêutica e dos tratamentos irá se desenvolver e crescer muito com Saturno transitando por este signo. As finanças, um outro tema de Escorpião, exigirão mais realismo e saneamento, mas também é provável que venha a existir maior disponibilidade em negociação de dívidas, tornado viáveis para que sejam pagas no futuro.

Um outro aspecto muito importante que estará presente nos primeiros meses de 2012 e, posteriormente, em outubro/novembro, será Saturno em trígono com Netuno. Este aspecto pede que saibamos construir nossa esperança e também os valores mais elevados na nossa vida. Favorece o cultivo da espiritualidade, por exemplo. Será a hora de trabalharmos interiormente para sermos positivos e, igualmente, para realizarmos os nossos sonhos.

É bom lembrar que esta é uma luta, a princípio, solitária, pois é você quem tem que acreditar em si mesmo e nos seus projetos. Este aspecto pede que vençamos o nosso medo e insegurança como uma forma de superação.

O que há de difícil em 2012?

Podemos esperar tensões no meio do ano, em junho e julho, com chances de dificuldades financeiras, afetivas e desilusões. A passagem de Saturno em Escorpião indica tempos mais difíceis para nações, com possibilidade de guerras e menor poder de recuperação econômica. A última vez em que Saturno esteve em Escorpião foi no período de dezembro de 1982 até o final de 1985. Nesta época, acontecia o conflito entre Irã e Iraque (já iniciado anos antes, em 1980), tinha acabado de ocorrer a Guerra das Malvinas, que trouxe sérias consequências econômicas para a Argentina e, em junho de 1982, foi deflagrada a guerra do Líbano (com a retirada das tropas americanas somente em meados de 1984). Portanto, não achamos que o mundo vai acabar em 2012. No final do ano, sobretudo em dezembro, poderá haver a deflagração de problemas internacionais que seguirão em 2013 e 2014.

Mas e você? Deverá cuidar bem das suas finanças, saúde, família e espiritualidade. Cada um que faz a sua parte está contribuindo para um mundo melhor. Inclusive, o uso racional dos recursos e a reciclagem de materiais se tornará objeto de maior seriedade com o ingresso de Saturno em Escorpião. E Netuno em Peixes (2012-2025) pedirá que aprendamos a ser menos individualistas, pensando mais no bem-estar da coletividade. Empresas e governos serão mais cobrados no sentido de serem mais responsáveis e menos poluentes. As crianças, adolescentes e jovens que crescerão com Netuno em Peixes serão mais conscientes e engajados, e vão exigir muito mais dos adultos dos que os das gerações anteriores. Boa sorte, e nada de medo. Que venha a energia da luta e da coragem!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1