Brasil: O País da Diversidade!


A República Federativa do Brasil com seus 200 milhões de habitantes é formada por mais diversas etnias que ao longo dos 515 anos desde o descobrimento do Brasil até os dias atuais, que tornou o nosso país no país da diversidade.

Antes da chegada dos portugueses em 1500, o Brasil era habitado pelos índios. No século XVII vieram os negros da África que foram retirados de sua terra natal contra a vontade deles e acabaram sendo escravizados pelos portugueses. Já no século XIX chegaram ao Brasil os imigrantes italianos e alemães em busca de uma vida melhor em terras brasileiras. Muitos desses imigrantes foram para o sul do Brasil principalmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No século passado muitos japoneses trocaram o Japão pelo Brasil em busca de novas oportunidades. Outros povos também migraram para o Brasil como os ucranianos, chineses, os árabes e mais recentemente os haitianos.

Com tanta gente de vinda de lugares diferentes, a mistura entre as raças seria inevitável. Branco com negro, negro com índio, índio com oriental, acabaram criando outras raças como os mestiços, os mulatos e os mamelucos.

Essa mistura de raças que formam o Brasil, cada região tem seu aspecto cultural. No sul do país teve mais influência europeia, no nordeste a influência dos negros e o norte a influência dos índios. Cada etnia contribuiu para formar a cultura do país. Não existe uma cultura tipicamente brasileira, é uma mistura de culturas que acabaram criando a cultura brasileira.

Exemplo disso é a variações na língua portuguesa como as expressões “Bah Tchê” no Rio Grande do Sul e “Ó Paí Ó” na Bahia que significados muitos parecidos. Dentre essas misturas de raças a diversidade brasileira muito ampla, o gaúcho é diferente do nordestino que é diferente do paulista e do carioca. Mas todos eles são brasileiros.
A diversidade cultural tem que ser respeitada, não havendo preconceitos dentro do país. As culturas europeia, africana e asiática que formam a cultura brasileira faz que a nossa cultura seja única. Por exemplo, os gaúchos tem orgulho de sua cultura, mas a maioria deles não sabem ou não quer percebem é quase tudo que forma a cultura gaúcha é tipicamente gaúcho, assim como a cultura nordestina.


Essa mesma diversidade cultural atrai novos povos para o Brasil, pois a Constituição Federal garante os direitos de cada pessoa independente raça, sexo, cor, e idade de seja respeito. O Brasil é país que não tem uma religião oficial, possui cotas para negros e índios nas universidades e permite o casamento entre pessoas do sexo. Isso faz o Brasil ser o país da diversidade, a única coisa que precisa acontecer é a conscientização da população brasileira somos uma mistura de culturas e etnias que formam a identidade do Brasil. Ninguém é mais do que ninguém no país da diversidade.

Nenhum comentário