Evaristo Costa


Evaristo de Oliveira Costa Merigo nasceu no dia 30 de setembro de 1976, em São José dos Campos (SP). Formou-se em Jornalismo em 1998, pela Universidade Brás Cubas (UBC), de Mogi da Cruzes (SP).

Aos 13 anos, trabalhou como operador de áudio da rádio Bandeirantes, na cidade natal. Arrumou, depois, estágio na Universidade do Vale do Paraíba (Univap/SP), para atuar na produção de um programa de televisão que ia ao ar, aos sábados, pela Rede Vida. Em 1995, foi convidado para trabalhar na TV Vale do Paraíba (hoje TV Vanguarda), afiliada da Rede Globo no Vale do Paraíba. Começou na produção e logo passou para a reportagem. Também chegou a atuar como apresentador da edição local do SPTV – 1ª Edição.

Após se formar, em 1999, foi para a redação paulistana da TV Globo, como repórter do programa Mais Você, conduzido por Ana Maria Braga. Foi escolhido pessoalmente pela apresentadora, que queria um jornalista jovem e com ar descontraído para produzir reportagens leves para o programa. Ao participar do desenvolvimento e da implantação do Mais Você, Evaristo teve a oportunidade de fazer matérias mais longas e aprofundadas, além de abrir seus horizontes, viajando por todo o Brasil e até para o Exterior.

Em janeiro de 2001, passou a integrar o quadro de repórteres do SPTV –1ª Edição, onde fazia a TV Trabalho, um quadro com matérias sobre oportunidades de emprego e estágio. Posteriormente, recebeu convite para apresentar a previsão do tempo nos telejornais Globo Rural diário, Bom Dia São Paulo, Bom Dia Brasil e Jornal Hoje. Ocasionalmente, ancorava o Globo Rural – chegou mesmo a ocupar a função de apresentador interino do programa – e o Jornal Hoje – principalmente nos plantões de sábado.

Em fevereiro de 2004, foi efetivado como apresentador do Jornal Hoje, ao lado de Sandra Annenberg. Desde então, ajudou a definir o perfil do telejornal, voltado principalmente para a dona de casa, a terceira idade e os jovens, e que tem como características a informalidade e a valorização da participação dos internautas. Já apresentou o telejornal fora da bancada diversas vezes, como durante a visita do papa Bento XVI ao País, em 2007, e na série de reportagens sobre os festejos de São João no Nordeste, em 2010. Concebeu o quadro Jovens do Brasil, durante o qual viajou por vários estados brasileiros, entrevistando os jovens sobre temas variados.

É, também, editor executivo do Globo Notícia, que produz em parceria com Sandra Annenberg.

Foi indicado entre os três finalistas do Prêmio Comunique-se em sua reta final, em agosto de 2015, com a abertura da terceira fase de votação, que definirá os grandes-vencedores. Em sua 13ª edição, a premiação, que tem a missão de reconhecer a atuação dos profissionais de imprensa, conquistou recorde de participação, com mais de 430 mil votos nas primeiras fases da disputa.

Evaristo Costa, foi indicado pelo trabalho desenvolvido na TV Globo, na categoria TV.

Foi eleito em 2015 entre os ‘TOP 50’ dos +Admirados Jornalistas Brasileiros. A votação é realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress. 

Em janeiro voltou a apresentar o Fantástico em 2016 cobrindo as férias de Tadeu Schmidt.


Fonte: Portal dos Jornalistas

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1