FC Zenit São Petersburgo

Escudo do Zenit

O Futbolniy Klub Zenit foi fundado em Maio de 1925, sendo que nessa altura era o clube da “Stalin Metal Plant” em Leningrado. Não é de admirar que o nome do clube nessa altura fosse “Stalinets”, nome que durou até 1940. Foi nesse mesmo ano que muitos dos jogadores da equipe foram evacuados para Kazan, enquanto outros se voluntariaram para ir para a Guerra ou decidiram ficar na cidade. Estávamos em plena II Guerra Mundial e Leningrado estava cercada pelos Nazistas.

Dos que foram para frente de combate muitos acabaram por morrer. Os que ficaram em Leningrado não tiveram melhor sorte, com muitos a morrer de fome e frio durante os 900 dias de cerco à cidade. Em 1944, já depois de findado o cerco, os jogadores que restavam voltaram à cidade e nesse mesmo ano venceram de forma inesperada a Copa Soviética. Já nos anos 60 o Zenit teve perto de vencer o campeonato Soviético (1963), mas deixou escapar a oportunidade nas últimas rodadas. Dessa equipe fazia parte Vasily Danilov, jogador que em 1966 fez parte da equipa Soviética que chegou as semifinais da Copa do Mundo.

A equipe estreou nas competições europeias em 1981, com uma equipe que já se começava a aproximar do sonho do titulo. E foi a 21 de Novembro de 1984 que o sonho se tornou realidade. A vitória por 4-1 na última jornada frente ao Metalist Kharkiv lançou a loucura na cidade. O Zenit era finalmente campeão Soviético!

Os loucos anos 90 na Rússia trouxeram os tempos mais complicados para o clube. O Zenit desceu de divisão e precisou de alguns anos para se reestruturar. O novo Zenit começou a aparecer em 1999, quando o clube venceu a Copa da Rússia. Yury Morozov voltou a pegar o comando da equipe no início do milénio e em 2001 o Zenit terminou o campeonato no terceiro lugar.

Seguiu-se Vlastimil Petrzela, famoso treinador tcheco que veio com a ideia de dar mais liberdade em campo aos jogadores do Zenit. A aposta do técnico trouxe frutos e o Zenit ficou em 2º lugar no campeonato de 2003. No entanto havia a necessidade do Zenit subir mais um degrau e o escolhido foi Dick Advocaat. A sua época de estreia em 2006 foi fantástica e com uma vitória na última rodada frente ao Saturn, o Zenit tornou-se campeão Russo pela primeira vez.

A Primavera de 2008 trouxe o inesperado sucesso Europeu. O Zenit chegou à final da Copa da UEFA (atual Liga Europa) depois de deixar para trás o Villarreal, Olympique de Marseille, Bayer Leverkusen e Bayern Munique. Na final o Glasgow Rangers acabou por ser o adversário mais “acessível” e o clube de São Petersburgo venceu por 2-0 com gols de Denisov e Zyryanov.

Em Agosto seguiu-se a Supercopa Europeia frente ao Manchester United e o Zenit teve mais uma exibição exemplar, dominando praticamente os 90 minutos. A vitória por 2-1 (Pogrebnyak e Danny) fez com que Zenit se tornasse a primeira equipa Russa a vencer este campeonato.

No final de 2009 o Zenit começou uma nova era com a contratação de Spalletti como treinador. O titulo Russo tinha fugido por duas vezes para o Rubin Kazan e o Italiano tinha como missão principal trazer o campeonato para o clube. O Zenit começou a temporada em grande estilo, sofrendo apenas 3 gols nos primeiros 10 jogos. O meio do ano o Zenit venceu a Copa da Rússia e em Novembro de 2010 o clube festejava o campeonato.

O Zenit continuou a sua série de vitórias em 2011, batendo o CSKA para a Supercopa Russa. Em ano de mudança de calendário, o Zenit venceu o campeonato na temporada 2011/2012, terminando a temporada com 13 pontos a frente do segundo colocado Spartak Moscou.

O Zenit venceu também o campeonato russo 2014-2015, Copa da Rússia 2015-2016 e a Supercopa Russa de 2016.


Fonte: Site do Zenit em português

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1