Football League Championship


A Football League Championship (também conhecida como Sky Bet Championship, em referência ao seu patrocinador) é a mais alta divisão da Football League inglesa, e a segunda mais alta divisão no sistema de ligas de futebol inglesas, depois da Premier League.


Logotipo da Sky Bet Championship, a 2ª divisão do Campeonato Inglês.
 

A Championship conta com 24 times que disputam o título em modo de pontos corridos em um total de 46 rodadas. Os dois primeiros colocados sobem direto para a Premier League, e o 3º, 4º, 5º e 6º colocados ao final da temporada disputam os play-offs. Os vencedores de cada jogo vão para a final e o vencedor da final, que acontece no Estádio de Wembley, também é promovido a Premier League. Os 3 últimos são rebaixados para a Sky Bet League One.

 

Em 2013-14 a Football League Championship anunciou um total de público de 9.65 milhões, isso significava o quarto maior público da Europa, atrás da Premier League (13,64 milhões), Bundesliga - Alemanha (13,04 milhões), e La Liga - Espanha (10,73 milhões), mas bateu a Serie A - Itália (8,80 milhões) e a Ligue 1 - França (7,30 milhões) no ajuntamento dos números, pois estas competições possuem 20 clubes, enquanto a Championship tem 24 clubes.

 

No dia 30 de Setembro de 2009 a Coca-Cola anunciou o patrocínio da Football League, que terminaria naquela mesma temporada. Em 16 de Março de 2010, a Npower anunciou que seria a nova patrocinadora das competições da entidade, e levaria o nome nas competições (Npower Championship, Npower League One e Npower League Two), como também aconteceu com a Coca-Cola. No mês de Junho de 2013, a Sky Bet foi anunciada como a nova patrocinadora da Championship, competição que patrocina até hoje.

 

Títulos por Clube

7 Títulos: Manchester City, Leicester City

5 Títulos: Sheffield Wednesday, Sunderland

4 Títulos: Birmingham City, Derby County, Liverpool, Middlesbrough

3 Títulos: Bolton, Ipswich Town, Leeds United, Newcastle, Norwich, Nottingham Forest, Notts County, Preston North End, West Bromwich, Woverhampton

2 Títulos: Aston Villa, Burnley, Chelsea, Crystal Palace, Fulham, Grimsby Town, Manchester United, Stoke City, Tottenham Hotspur, West Ham United, Queens Park Rangers, Readin

1 Título: Bournemouth, Sheffield United, Blackburn Rovers, Blackpool, Brentford, Bristol City, Bury, Charlton Athletic, Coventry City, Everton, Huddersfield Town, Luton Town, Millwall, Oldham Athletic, Oxford United, Portsmouth, Cardiff.

Nenhum comentário