Football League Championship


A Football League Championship (também conhecida como Sky Bet Championship, em referência ao seu patrocinador) é a mais alta divisão da Football League inglesa, e a segunda mais alta divisão no sistema de ligas de futebol inglesas, depois da Premier League.


Logotipo da Sky Bet Championship, a 2ª divisão do Campeonato Inglês.
 

A Championship conta com 24 times que disputam o título em modo de pontos corridos em um total de 46 rodadas. Os dois primeiros colocados sobem direto para a Premier League, e o 3º, 4º, 5º e 6º colocados ao final da temporada disputam os play-offs. Os vencedores de cada jogo vão para a final e o vencedor da final, que acontece no Estádio de Wembley, também é promovido a Premier League. Os 3 últimos são rebaixados para a Sky Bet League One.

 

Em 2013-14 a Football League Championship anunciou um total de público de 9.65 milhões, isso significava o quarto maior público da Europa, atrás da Premier League (13,64 milhões), Bundesliga - Alemanha (13,04 milhões), e La Liga - Espanha (10,73 milhões), mas bateu a Serie A - Itália (8,80 milhões) e a Ligue 1 - França (7,30 milhões) no ajuntamento dos números, pois estas competições possuem 20 clubes, enquanto a Championship tem 24 clubes.

 

No dia 30 de Setembro de 2009 a Coca-Cola anunciou o patrocínio da Football League, que terminaria naquela mesma temporada. Em 16 de Março de 2010, a Npower anunciou que seria a nova patrocinadora das competições da entidade, e levaria o nome nas competições (Npower Championship, Npower League One e Npower League Two), como também aconteceu com a Coca-Cola. No mês de Junho de 2013, a Sky Bet foi anunciada como a nova patrocinadora da Championship, competição que patrocina até hoje.

 

Títulos por Clube

7 Títulos: Manchester City, Leicester City

5 Títulos: Sheffield Wednesday, Sunderland

4 Títulos: Birmingham City, Derby County, Liverpool, Middlesbrough

3 Títulos: Bolton, Ipswich Town, Leeds United, Newcastle, Norwich, Nottingham Forest, Notts County, Preston North End, West Bromwich, Woverhampton

2 Títulos: Aston Villa, Burnley, Chelsea, Crystal Palace, Fulham, Grimsby Town, Manchester United, Stoke City, Tottenham Hotspur, West Ham United, Queens Park Rangers, Readin

1 Título: Bournemouth, Sheffield United, Blackburn Rovers, Blackpool, Brentford, Bristol City, Bury, Charlton Athletic, Coventry City, Everton, Huddersfield Town, Luton Town, Millwall, Oldham Athletic, Oxford United, Portsmouth, Cardiff.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1