Incansáveis


Muitas pessoas já sonharam algum dia em ter o próprio negócio. Em muitos casos, as empresas acabam fechando as portas por não inovarem. O momento que vivemos pode não ser ideal para inovar por conta da crise econômica.



Pessoas talentosas, às vezes optam pela carreia no serviço público ou uma grande empresa que lhes garantam estabilidade até a aposentadoria. Somos desencorajados por uma sociedade que não aceita a quebra de um padrão.



Na faculdade, mesmo sendo o curso de Jornalismo, uma das minhas matérias favoritas e em também me destaquei foi a disciplina de empreendedorismo.  O curioso é que eu não fiz está matéria com a minha turma de Jornalismo, mas sim numa turma de Medicina Veterinária. Que coisa engraçada, não é ?!



Desde que estou no Correio Vacariense assisti duas palestras interessantes. Uma foi com o comunicador do Grupo RBS Marcos Piangers. A outra foi o empreendedor vacariense que mora no Vale do Silício, Maurício Benvenutti.



Na época ele estava lançado na minha cidade o seu primeiro livro Incansáveis: Como empreendedores de garagem engolem tradicionais corporações e criam oportunidades transformadoras.

Capa do livro Incansáveis de Maurício Benvenuti. Esta foto do exemplar que que comprei (Foto: Mateus Rosa).


Me interessei pelo assunto e comprei o livro. Agora vou contar o que eu achei da leitura.



Incansáveis conta como empresas como Netflix, Spotify, Airbnb, UBER entre outras empresas de garagem que surgiram no Vale do Silício, nos Estados Unidos, quebraram paradigmas empresas tradicionais.


O livro foi no final de 2016 pela Editora Gente de São Paulo. Possui 189 páginas e é dividido em 15 capítulos. O livro já está na 3ª edição e já é considerado um best-seller.



Nos primeiros cinco capítulos, Benvenutti conta como a nosso mundo vai por conta das inovações que estão sendo feitas no Vale do Silício e que vão mudar as nossas vidas em menos tempo do que se imagina.



Ele destaca as start-ups, empresas recém-criadas, ainda em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados. Por exemplo, o Google já foi uma start-up. Neste caso é destacado o UBER que mudou a o serviço de transporte pela cidade, acabando com a hegemonia dos táxis. E a Airbnb é mudou completamente o serviço hoteleiro ser ter construído nenhum hotel.



Coisas que pareciam impossíveis como o carro sem motorista, impressoras 3D e a inteligência artificial estão se tornando realidade. Quando menos espera essas inovações vão fazer para das nossas vidas como a Internet, WhatsApp e a TV digital.



A partir do capítulo 6, ele conta como pessoas geniais inovaram para criar todas essas ferramentas que se tornaram tão essências em nossas vidas. Esses empreendedores desafiaram as grandes corporações e hoje as suas empresas com menos de 10 anos valem muito mais do que empresas centenárias.



É uma leitura simples, fácil de ser entendida e ao mesmo intrigante, fazendo o leitor a se contagiar com o espírito do empreendedorismo. Cada capítulo de Incansáveis é um verdadeiro manual de instruções para pensarmos diferente e exercitar a nossa sede de inovação.



No último capítulo do livro, Benvenutti dedica um espaço para o fundador do aplicativo iFood, Patrick Sigrist contar o seu case de sucesso.


Mesmo sendo formado em jornalismo, me despertou o meu lado empreendedor. Por que nós jornalistas também não inovamos?



Tenho um projeto pessoal que precisa ser amadurecido com o tempo. Vou procurar pessoas e conhecimento que poderão me ajudar neste projeto através de redes de networking que irei montando durante a minha carreira. Só posso antecipar que tem a ver com o blog Repórter Riograndense e com o Mundo em Pauta.



Vale a pena você ler Incansáveis. Você terá uma base para você montar a sua própria start-up através de um planejamento de fácil entendimento.



Esse livro eu recomendo e assino em baixo!



Sobre o autor



Maurício Benvenutti nasceu em Vacaria-RS em 4 de setembro de 1981.



Largou uma carreira executiva em uma importante parceira da IBM para ingressar em desconhecida corretora de valores. Juntamente com sócios fantásticos, ajudou a transformar aquele pequeno escritório de Porto Alegre na XP Investimentos, a maior corretora do Brasil e uma das maiores instituições financeiras da América Latina.



Depois de trabalhar quase uma década, criar incontáveis projetos e fazer da XP um negócio bilionário, Maurício embarcou para o Vale do Silício, tornou-se uma referência brasileira na região e mergulhou de cabeça no universo das empresas mais inovadoras do planeta.



Encantado pela força do empreendedorismo como forma de impactar a sociedade global, hoje ele é sócio da StartSe, a maior plataforma do Brasil para conectar empreendedores, investidores e mentores. Morando em São Francisco. EUA, transfere o seu conhecimento aos profissionais brasileiros por meio de consultorias e parcerias.



Confira o vídeo do Maurício Benvenutti falando do seu livro Incansáveis:



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1