Instagram


Tirar fotos e compartilhar nunca foi tão espontâneo com é atualmente, com o aplicativo Instagram. Trata-se de um aplicativo gratuito cuja função é tirar foto e aplicar um filtro para deixá-la com o efeito desejado. Desenvolvido pela empresa Burbn, Inc., do norte-americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger.

Sua primeira versão foi disponibilizada apenas para aparelhos da Apple, mas atualmente os demais sistemas também possuem disponibilidade. Além dos belíssimos filtros e efeitos, a outra grande sacada do aplicativo é a possibilidade de compartilhamento. Clica, escolhe o efeito e compartilha na rede do próprio aplicativo ou no Facebook, Twitter, Tumblr, entre outras. A tecnologia utilizada é o padrão Polaroid e Kodak Instamatic, os quais formatam as fotos para a proporção 4:3.

Eleito por diversos meios especializados, como um dos aplicativos mais promissores da atualidade, até o início do ano de 2011, ainda não tinha rentabilidade alguma, o que mudou totalmente de panorama quando em Fevereiro deste mesmo ano, receberam um aporte de diversos investidores, no valor aproximado de U$ 7 milhões.

Com apenas seis funcionários, já havia conquistado mais de 9 milhões de usuários, número este se multiplicou após a sua venda para o Facebook em Julho de 2012, quando atingiu a marca de mais de 80 milhões. Vale ressaltar que sua popularidade aumentou vertiginosamente após a disponibilização para o sistema Android.

Os filtros do Instagram são os mais diversos, estilo retro, moderno, desfocado, com lente em diferentes tonalidades, dentre outros. Os filtros padrões são: o Inkwell, ideal para ambiente com pouca luz e o clique não saiu como o esperado. A utilização do filtro Lo-fi é indicada para o aumento do contraste das cores e bordas nitidamente mais escuras. O efeito do Hefe também aumenta o contraste das cores e a deixam com aparência de "quentes".


O filtro Rise tem uma tonalidade sépia e com aspecto de envelhecido, já o Amaro  aplica um tom mais escuro, puxado para o azul. Para deixar a imagem menos saturada e com aspecto acinzentado (neutro), o Brannan é a opção ideal. Os filtros 1977 e Walden utilizam uma lente colorida nas partes mais escuras da imagem; o 1977 altera o tom do preto para lilás e o Walden a modifica para o azul. Como última opção de filtro, padrão do aplicativo, o Earlybird enfatiza os elementos da foto e a deixa com tons mais acentuados, típico efeito retrô.

Nenhum comentário