La Liga


O Campeonato Espanhol de Futebol (em espanhol La Liga de Fútbol Profesional, ou La Liga ou Primera División) é a máxima competição de futebol na Espanha por clubes profissionais. Foi criada em 10 de Fevereiro de 1929, e joga-se, atualmente entre os meses de setembro e junho com a presença de 20 equipes. A Liga é conhecida popularmente como a Liga das Estrelas.
Logomarca oficial da La Liga, a primeira divisão do Campeonato Espanhol
 

A Liga é conhecida popularmente como Liga das Estrelas devido ao fato de reunir historicamente a elite do futebol mundial.

No passado, participaram também alguns dos melhores jogadores do mundo em suas respectivas épocas, como Di Stéfano, Evaristo de Macedo, Kubala, Ferenc Puskás, Johan Cruyff, Maradona, Mario Kempes, Hugo Sánchez, Davor Šuker, Stoichkov, Romário, Rivaldo, Luis Figo, Ronaldo, David Beckham, Zidane, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho etc.

Apesar de já ter sido disputada por 55 equipes diferentes, até hoje, somente nove clubes foram capazes de ganhá-la:

 

◦Real Madrid - 32 vezes;

◦F.C. Barcelona - 23 vezes;

◦ Atlético de Madrid - 10 vezes;

◦ Athletic Club de Bilbao (Atlético de Bilbao) - 8 vezes;

◦ Valencia CF - 6 vezes;

◦ Real Sociedad de Fútbol - 2 vezes;

◦Real Betis Balompié, Sevilla Fútbol Club e Deportivo La Coruña - 1 vez.

 

O Troféu Zamora (em espanhol, Trofeo Zamora) é uma prêmio entregue ao final de cada temporada da La Liga pelo jornal espanhol Marca ao melhot goleiro com menos gols sofridos no campeonato.

O nome do prêmio é uma homenagem ao lendário goleiro espanhol Ricardo Zamora, que foi o primeiro vencedor do prêmio, na temporada 1928-29.

 Existe também outros trofeus da La Liga, como por exemplo:

1. Copa do Rei - é uma competição nacional de futebol da Espanha. É jogada nos moldes da Copa do Brasil, Taça de Inglaterra, Taça de Portugal, US Open Cup, entre outras.

2. Prêmio Don Balón - é uma premiação anual concedida pela revista espanhola Don Balón aos profissionais que se destacarem na La Liga. O prêmio tem cinco categorias: Melhor Jogador Espanhol, Melhor Jogador Estrangeiro, Revelação do Campeonato, Melhor Treinador e Melhor Árbitro.

3. Pichichi - é um prêmio entregue ao final de cada temporada da La Liga pelo jornal espanhol Marca ao artilheiro do campeonato. O nome do troféu é uma homenagem ao ex-jogador do Athletic Bilbao Rafael Moren "Pichichi". Entre os muitos que já receberam o prêmio estão os brasileiros Romário e Ronaldo, Diego Forlán, Daniel Güiza, Ruud van Nistelrooy, Samuel Eto'o, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Nenhum comentário