Leicester City Campeão Inglês



O dia 2 de maio de 2016 ficará marcado na história do futebol inglês e mundial como o dia que o pequeno time da cidade Leicester superou os gigantes como Manchester United, Arsenal, Chelsea e Manchester City e conquistou o Campeonato Inglês (Barclays Premier League).

Ninguém acreditava que um time com o quarto elenco menos valioso da competição pudesse ser campeão do campeonato nacional mais rico e assistido em todo mundo que é o Campeonato Inglês.

Esse campeonato que nos últimos anos era dominado por times que se tornaram milionários graças a investidores como o russo Roman Abramovich, dono do Chelsea e do grupo de investimentos dos Emirados Árabes City Football Group, dono Manchester City, não foram páreos para Leicester City que venceu e convenceu jogando com raça.

Para se ter noção da diferença entre os times, o Chelsea – campeão inglês em 2015 – tem  o elenco mais caro da Premier League chegando mais de 542 milhões de libras, mas na temporada 2015-16, o Chelsea vai terminar o campeonato no meio da tabela não se classificando nem para Liga do Campeões muito menos para Liga Europa.

O elenco do Leicester no início do campeonato valia em média 100 milhões de libras. Com um elenco nesse valor o Leicester iria brigar contra o rebaixamento, sendo que na temporada passado quase foi rebaixado para a segunda divisão, na primeira temporada após voltar à elite do futebol inglês. O máximo que esse time podia sonhar era ficar no meio da tabela, brigar por uma vaga na Liga Europa seria algo surreal.

O destaque dessa equipe é o atacante inglês Jamie Vardy que há 10 anos trabalhava com operário de fábrica no Reino Unido. Foi destaque jogando a 5ª divisão da Inglaterra e acabou sendo contratado pelo Leicester para a disputa da segunda divisão inglesa. Hoje, ele está disputar a artilharia do campeonato inglês e defende a Seleção Inglesa de futebol. Esse exemplo de Vardy mostra que nunca desiste dos seus sonhos mais cedo ou tarde irá alcançar!

O volante chileno Charles Aranguiz, que jogava no Internacional, não quis jogar no Leicester City com a desculpa que queria jogar em um clube que brigasse por títulos e acabou acertando com o Bayer Leverkusen da Alemanha. Aranguiz se machucou e perdeu mais da metade da temporada se recuperando. O Leicester agora que tem um título do campeonato inglês, enquanto o Bayer Leverkusen nunca venceu a Bundesliga. Se deu mal hein, Aranguiz.

Comparando o feito do Leicester, a nível de Brasil, seria como a Chapecoense vencesse o campeonato brasileiro.

O legal disso é que além da premiação pelo título da Premier League, será o time que irá receber mais dinheiro das cotas de transmissões da televisão. Coisa que não acontece no Brasil, apenas Corinthians e Flamengo por terem as maiores torcidas, sempre recebem mais dinheiro da televisão. Essa mesma visa nos lucros das transmissões dos jogos desses times e acabam deixando o campeonato brasileiro desnivelado como foi o ano passando, quando o Corinthians terminou 11 pontos a frente do segundo colocado, o Atlético-MG.

Na Inglaterra, o critério de quem recebe mais dinheiro na televisão é pelo desempenho do clube no campeonato, quanto melhor foi o desempenho da equipe, mais dinheiro a equipe receberá da televisão. Isso deixa o campeonato mais competitivo.

Clubes como Santos e Internacional buscaram outros canais de televisão que pagam mais pelo direitos de transmissão para poder competir contra o monopólio Corinthians e Flamengo. Esse clubes (Inter e Santos) assinaram com Esporte Interativo e iram receber nove vezes mais do que recebiam do SporTV para transmissão de seus jogos na TV por assinatura. Esse acordo começa valer a partir de 2019.

É por isso que o futebol é o melhor esporte que existe, onde o time pequeno vence o grande e o azarão pode vencer o favorito. Espero que o título do Leicester sirva de exemplos para os pequenos clubes a sonharem com grandes conquistas e para os times grandes saberem que às vezes não adianta ter o elencos milionários se o time não joga com raça e coração.

Parabéns Leicester City pelo título inglês! Comemore bastante porque a na próxima temporada o desafio será maior, tem a disputa da Liga dos Campeões e claro brigar pelo bicampeonato.

Nenhum comentário