Mahjong

A história do Mahjong é um tema muito debatido entre os entusiastas do jogo. Algumas pessoas afirmam que a história do jogo data de mais de 2500 anos atrás, enquanto outros afirmam que ele foi inventado no século entre o século 18 e 19, já que não há registro histórico do jogo antes do século 19.
Peças do jogo chinês que conquistou o Ocidente: O Mahjong

A história por trás do início e distribuição do Mahjong, se respaldada mais na mitologia do que em evidências científicas afirmam que foi Confúcio que criou o jogo.
De acordo com a história, durante o reinado do Rei de Wu, uma linda mulher vivia isolada em sua corte. Quando o tédio começou a matá-la, ela começou a esculpir peças em forma de dominó em marfim e em bambu.
Quando ele acabou com as formas, ela convidou suas empregadas para jogar com ela. Mais tarde Confucius desenvolveu esse jogo, acrescentando mais formas e novas regras.
Mahjong pode ser traduzido como o "Pardal Tagarela" e as pessoas que apoiam essa história afirmam que Confúcio deu este nome porque gostava de pássaros. A história diz ainda que o jogo era reservado exclusivamente para a realeza e era contra a lei cidadão comum jogarem o jogo.
Pesquisadores dizem que o Mahjong pode ter sido inspirado nos dominós, e em alguns jogos de carta antigo, jogados na China. Há evidências que mostram que esses jogos eram jogados na China durante os séculos 10 e 11.
No entanto, pesquisadores têm uma imagem clara de onde o Mahjong pode ter sido originado. Pesquisadores sugerem que os lugares de origem mais prováveis são Shanghai, Kiangsu e Anhwei, já que não há registro do jogo em nenhuma outra parte da China até os anos 1900s.
São altas as chances de que os comerciantes do Oeste difundiram a história de Confúcio para explorar seus clientes, uma vez que o jogo foi introduzido na América e em outros lugares.
A história escrita do jogo data de 1800, quando apenas os chineses desfrutavam do jogo. Esse jogo foi introduzido na América e em outras nações em 1920 e se tornou tão popular que ocasionou uma escassez de marfim em todo o mundo.
Curiosamente, esse jogo chinês se tornou popular também a seu vizinho, Japão, quase 10 anos antes de se tornar popular na América. Vários países modificaram o jogo e inventaram suas próprias regras para moldar o jogo de acordo com seu gosto.
Na América, por exemplo, se tornou difícil de acompanhar o jogo, já que várias regras foram criadas, assim como novas maneiras de jogar.
Essa situação chegou a um fim quando J.P Babock publicou um livro intitulado "Rules for Mah-Jong" (Regras para Mah-Jong). Ele era um grande exportador dos equipamentos para se jogar Mahjong, e ele queria simplificar as regras para que mais pessoas aderissem ao jogo.
Seu lucro comercial viu um tremendo sucesso quando começou a popularizar o jogo. A versão americana do jogo foi modificada muitas vezes, por isso é diferente da versão original.
A primeira coisa que um jogador notará ao jogar o Mahjong americano é o grande número de mãos válidas que podem ser formadas. Uma "mão" é a combinação de peças que devem ser formadas para que se vença o jogo.
Esse não foi somente o caso a América. Outros países como a Grã-Bretanha e Japão, onde o Mahjong também se tornou muito popular, fizeram alterações no jogo para se adequar perfeitamente à sua cultura.
A forma mais usada do jogo é o Mahjong de Hong Kong ou o Mahjong Cantonês. Com a invenção das salas de jogos online, o Japão introduziu o Mahjong à suas salas, permitindo que os jogadores se conectassem com outros de diferentes partes do mundo. Isso tornou o jogo ainda mais popular, e mais uma vez novas versões de Mahjong foram lançadas.
Interessantemente, a versão original chinês do jogo não é mais jogada na China; há apenas alguns seguidores fiéis no ocidente.
Na China, assim como em Hong Kong, uma versão modificada do jogo é muito popular. Outras mudanças após os anos 1930 fizeram com que Mahjong se tornasse um popular jogo de apostas. Diferentes de outros jogos de azar, uma pessoa não pode ganhar um jogo de Mahjong apenas porque deu sorte.

O jogo demanda estratégia, velocidade e análise dos outros jogadores paras e obter sucesso. Isso garante ao Mahjong um status melhor e mais intelectual do que os outros jogos.

Nenhum comentário