O dia do Jornalista



O dia 7 de abril é o dia do jornalista, data para todos os profissionais comemorarem e valorizar o seu trabalho. Mesmo que no mercado de trabalho a gente tem a competição de profissionais que não formados na área, eu acredito que um dia a nossa classe vai ser valorizada.

Eu decidi que iria cursar jornalismo no último semestre do terceiro ano do ensino médio depois de ter ido à feira das profissões da PUC-RS, em Porto Alegre. Foi paixão à primeira vista pela profissão.

Escolhi ser jornalista por ter paixão por escrever, contar histórias e também viver uma vida cheia de desafios. Cheguei a me inscrever para faz o vestibular para jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mas o destino quis eu fizesse o curso de jornalismo no Centro Universitário Facvest – Unifacvest.

No início queria ser correspondente internacional, mas dentro do jornalismo existem tantas áreas para explorar como assessoria de imprensa e redes sociais como os blogs. Você que ser jornalista não pense em apenas de ser o novo apresentador do Jornal Nacional. Existem outras possibilidades de você ser um profissional de sucesso.

Veja algumas áreas que o jornalista pode atuar clicando nos links abaixo:


Talvez se tivesse feito o vestibular na UFRGS eu teria me formado ou já trabalhando na área, mas Deus escreve certo por linhas tortas. Conheci grandes profissionais da área que são meus professores. Tive boas palestras com grandes palestras na faculdade, entre elas a palestra com a jornalista do SporTV, Joanna de Assis. Também tive palestra com o jornalista Ricardo Von Dorff da RBS TV Santa Catarina. Tive também uma palestra sobre jornalismo esportivo com o jornalista Marcos Castiel do Diário Catarinense.

A única palestra que perdi durante a faculdade foi do jornalista Caco Barcellos, mas outra o destino me reservou uma surpresa: tive o prazer de conhecer o Caco Barcellos no programa Altas Horas da Rede Globo. Apesar de quando tive a oportunidade de fazer uma pergunta para ele eu falei de como um admiro o trabalho e como seu exemplo me motiva a viajar 220 km (ida e volta entre Vacaria e Lages) de segunda a sexta para jornalismo em Lages.

Outro jornalista que eu admiro muito é o correspondente da Rede Globo em Jerusalém, Rodrigo Alvarez. Tive a grata surpresa de publicar uma foto de seu livro sobre Nossa Senhora Aparecida no Instagram e o próprio Rodrigo Alvarez curtiu a foto do livro e ainda escreveu que depois de eu ler o livro falar com o que eu achei da leitura.

Mais uma curiosidade sobre a minha vida de estudante de jornalismo, o nome desse blog foi inspirado no jornalista Giovani Grizotti, “o repórter sem rosto”, que também é conhecido como Repórter Farroupilha. O que nós temos em comum é o amor pela tradição gaúcha.

Uma das minhas matérias favoritas do blog foi a entrevista com a jornalista e minha professora Keltryn Wendland, que recentemente também fiz uma matéria sobre seu blog. Ela é uma das melhores jornalistas que eu conheço por ter paixão em fazer jornalismo, assim como os demais professores de jornalismo que me ensinaram a ter ética e a exercer com dignidade essa profissão.

Faltando quase exatamente seis meses para minha formatura, vejo que está na hora de colocar em prática todo o conhecimento que adquiri na faculdade. Preciso está pronto para quando essa oportunidade aparecer, pois não será só meu desempenho que será avaliado, o trabalho dos meus professores e aqueles que acreditam do meu talento.

Por isso que eu amo minha profissão. Tenho exemplos de sobra para me inspiração. A partir de 2017 poderei comemorar essa data com muito prazer e satisfação de está (se possível) trabalhando na área, com o registro de jornalista na minha carteira de trabalho, filiado ao Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul e na Federação Nacional dos Jornalistas.

Após a formatura, quero investir na minha especialização como um curso de inglês, MBA, mestrado, doutorado e quem sabe até pós-doutorado. Mas quero aproveitar o prazer da vida de jornalista com todos os desafios que estão me esperando no futuro.


Parabéns para todos os jornalistas! Nós fizemos a diferença na vida das pessoas de sempre de levando informações com credibilidade e exercendo a profissão com ética!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1