Premier League


A Premier League é uma liga profissional de futebol da Inglaterra. A liga está no topo da pirâmide do futebol Inglês, e é competição primária de futebol do país.
Logotipo da Barclays Premier League, a 1ª divisão do Campeonato Inglês
 

Disputada por 20 clubes no sistema de pontos corridos, ao final de cada temporada os três piores colocados são relegados para a Football League, dando espaço para os três melhores colocados desta competição. Os quatro melhores colocados participam da Liga dos Campeões da UEFA. A Premier League é uma corporação no qual os 20 clubes participantes agem como acionistas. Cada temporada acontece do mês de agosto a maio, tendo 38 rodadas, com 10 partidas cada, totalizando 380 partidas em toda a temporada.

O Barclays Bank é o principal patrocinador, portanto a liga é chamada oficialmente de Barclays Premier League. A maioria dos jogos são disputados durante o período da tarde nos sábados e domingos, e algumas vezes durante a noite, no meio da semana.

Um total de 44 clubes já estiveram na Premier League. O atual campeão é o Chelsea, que conquistou seu quinto título da Premier League na temporada 2014-15, tornando-se o clube mais vezes campeão nacional. O Arsenal é o único clube a conquistar a Premier League de forma invicta, na temporada 2003-04 (38 jogos, 26 vitórias e 12 empates).

 
O maior artilheiro em toda a história da Premier League é o lendário atacante Alan Shearer, que marcou um total de 260 gols atuando por Southampton, Blackburn Rovers e Newcastle United, enquanto que os maiores artilheiros numa única temporada são Bert Freeman (em 1908–09), Joe Smith (em 1920–21), e John Charles (em 1956–57), empatados com 38 gols.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1