Série A - Calcio


Serie A (pronúncia italiana: [sɛ ː rje a]), também chamada de Serie A TIM devido ao patrocínio da Telecom Italia, é uma competição da liga profissional de clubes de futebol localizado no topo do sistema italiano de futebol da liga e vem operando há mais de 80 anos desde a temporada 1929-30. Ela havia sido organizado pela Lega Calcio até 2010, mas uma nova liga, a Lega Serie A, tinha sido criado para a temporada 2010-2011. Serie A produziu o maior número de finalistas da Liga dos Campeões Europa.

Logo da Serie A Tim, a primeira divisão do Campeonato Italiano
Clubes italianos chegaram à final da competição em um registo de 27 diferentes ocasiões, conquistando o título 12 vezes. A Serie A é classificado em 4 º entre as ligas europeias de acordo com a UEFA, coeficiente da liga atrás do Campeonato Inglês, espanhol La Liga e Bundesliga alemã, que é baseado no desempenho dos clubes italianos na Liga dos Campeões e a Liga Europa.

Em seu formato atual, o Campeonato Italiano foi revisto de ter rodadas regionais e inter-regional, a apenas uma liga sólida dos a partir da época 1929-30, o sistema Serie A prossegue hoje.  Os títulos de campeão conquistados antes de 1929 são oficialmente reconhecidos pela FIGC como um campeonato da mesma forma os são desde então. A temporada 1945-1946, quando o campeonato foi disputado em dois grupos geográficos devido à destruição da Segunda Guerra Mundial, não é estatisticamente considerada, mesmo se o título é totalmente oficial.

A liga hospeda três dos clubes mais famosos do mundo, como Juventus, Milan e Internazionale, todos os membros fundadores da theg-14, um grupo que representava os maiores e mais prestigiados clubes de futebol europeus; Serie A foi a única liga para produzir três membros fundadores.  Mais jogadores ganharam o cobiçado prêmio Ballon d'Or enquanto estiver jogando em um clube de Série A do que qualquer outra liga no mundo. Milan é um dos dois clubes com os títulos mais oficiais internacionais no mundo. Juventus, clube mais bem sucedido da Itália do século XX, está empatado em quarto lugar na Europa e no sétimo lugar mundial no ranking.

O clube é o único do mundo a ter ganho todos os possíveis é a Internazionale, após suas conquistas na temporada de 2009-10, tornou-se a primeira equipa italiana em ter alcançado The Treble.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1