Tottenham Hotspur


O Tottenham Hotspur Football Club é um clube inglês, com sede no bairro de Tottenham, no norte de Londres.

A equipe foi fundada em 1882, originária de um clube de cricket e se chamava Hotspur FC. Em 1884 o clube passou a se chamar Tottenham Hotspur Football and Athletic Club.

O clube também é conhecido como Spurs, que significa espora, já que o mascote do clube é um galo. O Tottenham possui uma grande torcida espalhada por todo o país, mas com maior concentração no norte de Londres, onde foi fundado e fica o seu estádio.

Seu estádio chama-se White Hart Lane, e foi fundado em 1889. Comporta um público total de 36.240 espectadores, com média de ocupação em torno de 99% durante os jogos da Premier League. Seu recorde de público é de uma partida do Tottenham contra o Sunderland, em 5 de março de 1938, quando estiveram neste estádio 75.038 torcedores.

O Tottenham tem uma grande torcida no Reino Unido, composta principalmente no norte de Londres e na sua periferia. As partidas do clube tradicionalmente atraem um público bastante alto, chegando próximo da capacidade máxima do seu estádio.

Em algumas temporadas durante as décadas de 1950 e 1960, o Tottenham teve a mais alta média de público na Inglaterra. Apesar de sua localização mais centrada no Reino Unido, é possível afirmar haver torcedores do clube em várias regiões do mundo.

Os torcedores do Tottenham têm rivalidade com vários clubes, principalmente os da área de Londres. A rivalidade mais acirrada é com o Arsenal. Eles também compartilham alguma rivalidade com o Chelsea e o West Ham, que são da mesma cidade.

O Tottenham tem a terceira mais alta média de público de todos os tempos no seu país, atrás apenas do Manchester United e Liverpool.

O clube tem uma forte influência e fãs da comunidade judaica (seu atual presidente é, inclusive, um judeu, Daniel Levy), o que provoca ofensas antissemitas contra os torcedores do Tottenham. Os torcedores dos Spurs, judeus e não judeus, uniram-se contra isto e apelidaram a si mesmos como Yids, desenvolvendo cantos e uma torcida com o nome.

Muitos dos fãs adotaram esse nome como resposta aos rivais, que já chamavam desde anteriormente, de modo pejorativo, a torcida do Tottenham de Yid. Hoje, esse apelido é mais usado para distinguir os torcedores dos Spurs de torcedores de outros clubes. Muitos adeptos, entretanto, discordam com o uso de tal alcunha e acreditam que isso somente atrairá mais racismo. Uma situação parecida ocorre com a torcida do Ajax, dos Países Baixos.

O Tottenham tem sua maior rivalidade com a outra equipe do norte de Londres, o Arsenal, e quando se confrontam, faz o clássico North London Derby. A equipe também tem grande rivalidade com o Chelsea.

Os Spurs detém o recorde de maior número de vitórias no Campeonato Inglês numa única temporada: trinta e uma vitórias na temporada 1960-1961.


Além dos títulos conquistados o Tottenham foi vice-campeão inglês em 1922, 1952, 1957 e 1963, vice da Copa da Inglaterra em 1987, vice da Copa da Liga em 1982, 2002 e 2009, além de vice da Copa UEFA em 1973-74.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1