UEFA Europa League


A Liga Europa da UEFA, oficialmente UEFA Europa League, antiga Copa da UEFA, é uma competição de futebol de clubes europeus. É, atualmente, o segundo campeonato mais importante no futebol europeu, atrás apenas da Liga dos Campeões da UEFA.

Logotipo oficial da UEFA Europa League
 
A ideia do torneio foi, originalmente, uma ideia do suíço Ernst Thommen, do italiano Ottorino Barassi - ambos viriam mais tarde a ser vice-presidentes da FIFA - e do inglês Sir Stanley Rous, que presidiu a FIFA.

 

Competição das Cidades de Feiras de Comércio

 

A ideia deles tinha como base a organização de um torneio com equipes representativas de cidades europeias que organizavam feiras internacionais de comércio com alguma regularidade. O conceito mereceu o acordo e consentimento e a antecessora da Copa da UEFA, a Taça das Cidades de Feira foi criada a 18 de Abril de 1955, duas semanas após a Taça dos Clubes Campeões Europeus.

 

A primeira Taça das Feiras envolveu as equipes de Barcelona, Basileia, Birmingham, Copenhagen, Frankfurt, Lausanne, Leipzig, Londres, Milão e Zagreb. Originalmente concebido como um torneio de dois anos, acabou por durar três, durante os quais se realizaram 23 partidas. A equipe de Barcelona, usando apenas jogadores do FC Barcelona, venceu uma equipe representativa de Londres por 8-2 no cômputo dos dois jogos.

 

Para o segundo torneio, os organizadores optaram pela participação dos clubes, continuando o formato das eliminatórias, mas as equipes ainda tinham de ser originárias de cidades que acolhessem feiras internacionais. Dezesseis clubes participaram no torneio de 1958-60, após o qual passou a ser organizado anualmente. Para a edição de 1962, o número de participantes subiu para 32, depois, para 48 em 1967; 60 em 1968 e, a partir da temporada de 1969-70, passaram a ser 64 as equipes que tomaram lugar na primeira eliminatória.

 

 

Mudança de nome

 

A primeira desta edição foi o torneio de 1971/72, ganho pelo Tottenham Hotspur FC, na primeira época em que a prova passou a ser designada por Taça UEFA. A mudança do nome foi o reconhecimento do fato de a prova ter rompido os seus laços com as feiras de comércio internacional, deixando a UEFA como a única organização com conhecimento administrativo e desportivo para geri-la.

 

Troféu Bertoni

 

O troféu propriamente dito, que pesa 15 Kg e é em prata com uma base de mármore amarela, foi desenhado e esculpido pelas oficinas de Bertoni, em Milão, para a final de 1972, tendo custado 23 mil euros. A Taça UEFA não tem pegas e a sua beleza reside na sua simplicidade: Logo por cima da base, um grupo de jogadores parece disputar uma bola. Estão a segurando uma taça octogonal que tem o emblema da UEFA.

 

UEFA Europa League

 

 No dia 26 de Setembro de 2008, o Comité Executivo da UEFA aprovou a criação da UEFA Europa League, a partir da temporada 2009/10, competição que passou a ter uma nova fase de grupos com 48 equipes.

O torneio tem um formato um pouco diferente da Copa da UEFA, semelhante à UEFA Champions League, com seis jogos (em casa e fora) na fase de grupos. Divididos em 12 grupos com quatro equipes cada um, com os dois primeiros classificados em cada grupo juntando-se aos oito terceiros colocados dos grupos da Liga dos Campeões.

Além disso, o torneio possui bola própria usada nos jogos. Assim como já ocorre na América do Sul, a UEFA decidiu incluir uma vaga para o campeão da Liga Europa na edição seguinte da Liga dos Campeões da UEFA, só ocorrendo a partir da temporada 2014-15.

No total 27 clubes diferentes já venceram a Liga Europa como o Chelsea, Shakhtar Donetski, Galatasaray, Real Madrid, Atlético de Madri e Bayern de Munique. O maior vencedor do torneio contando tanto o tempo da Copa da Uefa com a Liga Europa é o Sevilla da Espanha com quatro títulos. Em seguida vem Juventus, Internazionale e Liverpool com três títulos cada. 

O vencedor da Liga Europa disputa com o campeão da Liga dos Campeões da Europa o título da Supercopa da UEFA em um jogo único em campo neutro para que é o melhor time do continente. Esse jogo acontece sempre no início da temporada europeia reunindo os campeões de ambos os torneios da temporada anterior.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1