Androginia

O QUE ISSO SIGNIFICA?

O termo androginia é definido como a mistura de características femininas e masculinas e um único indivíduo, ou ainda, uma forma de descrever um ser que não é nem do sexo feminino e nem masculino.
O ser humano andrógeno, com relação à identidade de gêneros, é um indivíduo que não se encaixa adequadamente nas típicas classificações dos papéis de gênero feminino e masculino estabelecidas pela sociedade. Muitas vezes, os indivíduos andróginos se classificam como estando em um limbo entre feminino e masculino, ou como totalmente sem gênero.
Comumente, os andrógenos do sexo masculino utilizam alguns adereços femininos, enquanto que andróginos do sexo feminino utilizam adereços masculinos. Muitos pressupõem que se trata de homossexuais ou bissexuais, o que não é verdade, pois a androginia ou está ligada ao comportamento e à aparência individual de um indivíduo ou mesmo à com a sua orientação sexual. Sendo assim, pessoas andróginas podem se identificar com homossexuais, bissexuais, heterossexuais, assexuais ou pansexuais.
De acordo com a Psicologia, a androginia consiste em uma disforia de gênero, responsável por uma condição psíquica na qual o indivíduo como não fazendo parte nem do sexo feminino e nem masculino, mas sim um indivíduo do sexo híbrido, mentalmente falando.
Não é de hoje que se conhece e se discute sobre androginia. A mitologia grega está repleta de seres andróginos, como descritos em “O Banquete”, escrito pelo filósofo Platão.
A androgenia têm se apresentado em ascensão no século XXI. A moda contemporânea vem analisando há anos a influência da androginia no estilismo, bem como uma cultura pop de aceitação, influenciando várias tendências definidas pelas atuais estrelas pop do momento.
 
 

Leia também: Amor Platônico

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1