As cinco maiores organizações terroristas

CONHECIMENTOS GERAIS
A definição do termo ‘terrorismo’ tem gerado muita controvérsia ao longo dos tempos, uma vez que vários sistemas jurídicos e agências governamentais empregam diferentes significados em suas legislações nacionais. Entretanto, via de regra, o terrorismo é entendido como a utilização sistemática de um meio violento a fim de que um determinado objetivo seja alcançado.
Ao redor do mundo as práticas terroristas têm sido exercidas, em sua maioria, por denominações políticas, grupos nacionalistas e facções religiosas e, em dias atuais, pode-se afirmar que nenhuma região do mundo está fora do alcance de ações terroristas. Como exemplo, podemos citar a região sul-americana por meio da internacionalmente conhecida FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), grupo terrorista marxista-leninista que perdura há mais de cinco décadas em solo amazônico colombiano atraindo rebeldes de esquerda e paramilitares de direita.
Essas organizações, sejam apenas as suspeitas de prática de terrorismo ou as notoriamente conhecidas por tal, negam usarem o terror como meio para alcançar seus fins e, de modo geral, em suas auto definições sempre se utilizam de palavras como: movimento, união, liberdade, república, igualdade entre outras.
Dados de agências de segurança são geralmente desiguais quando em referência ao número de organizações terroristas ao redor do mundo e muito desse desencontro de informações se deve ao fato de que muitos países desentendem-se nesse consenso. Assim, mais uma vez entra como exemplo a FARC, organização não considerada terrorista pelo Estado Federativo Brasileiro.
Porém, independente do número existente e de suas razões (anarquismo, nacionalismo, comunismo, conservadorismo, etnicismo ou questões religiosas), organismos de segurança de todo mundo são unânimes ao apontarem os cinco maiores nomes do terror. São eles:
Tehrik-i-Taliban Pakistan (Movimento dos Talibãs Paquistaneses)
Organização terrorista localizada em áreas tribais ao longo da fronteira com o Afeganistão. O Movimento dos Talibãs Paquistaneses engloba várias grupos militantes islâmicos. Criada em dezembro de 2007, por Baitullah Mehsud, um militante paquistanês notório falecido em 23 de Agosto de 2009, a organização tem como alvo os elementos de Estado paquistanês, entretanto de acordo com várias agências de inteligência, são várias as cidades dos Estados Unidos também concebidas como alvo.
Hezbollah
Apoiado pelo Irã e pela Síria, esse grupo terrorista baseada no Líbano emergiu da guerra civil libanesa de 1982 e é considerado como o maior inimigo de Israel e países árabes sunitas. De acordo com um relatório da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), esta organização abrange 41% da população libanesa e está envolvida em várias atividades sociais.
Taliban (Talibã)
Derivado da palavra ‘estudantes’, o Talibã é conhecido pelo violento governo que regeu formalmente o Afeganistão entre 1996 e 2001, apesar de seu governo ter sido reconhecido por apenas três países – Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Paquistão. Atualmente sua maior força ofensiva destaca-se contra a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e os governos do Paquistão e Afeganistão.
Hamas
Sigla de Harakat AL-Muqawama AL-Islamia (Movimento de Resistência Islâmico), o Hamas é um grupo terrorista sócio-político da Palestina fundado em 1987 por conta de uma ramificação da Irmandade Muçulmana. Esta organização foi fundada com o objetivo de libertar a Palestina da subjugação israelense. Conhecido por seus terroristas suicidas temerários, esse grupo terrorista é expressivamente apoiado pelo Hezbollah em questões contra o governo de Israel.
Al-Qaeda
A Al-Qaeda é uma organização fundamentalista islâmica internacional fundada em 1989 por Osama Bin Laden, uma figura misteriosa que, até o fatídico 11 de setembro de 2001, conseguiu se esquivar das agências de inteligência de todo o mundo. A estrutura organizacional do grupo, apesar da notoriedade de sua rede integrada, é composta por elementos desconhecidos. Indubitavelmente, este é o maior nome do terror mundial.
 


 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1