Barack Obama

Barack Hussein Obama Jr. é um político norte-americano, eleito presidente dos Estados Unidos em 2008, o primeiro negro a conquistar o comando do país.




Filho de Ann Dunham (branca, nascida no estado do Kansas) e de Barack Obama (negro, nascido no Kenia), Barack Hussein Obama Jr. nasceu em Honolulu, Hawaí, no dia 4 de agosto de 1.961. Seus pais se conheceram ao ingressarem na Universidade do Hawaí. Quando o pequeno Obama tinha 2 anos, seus pais se divorciam, seu pai ingressou na Universidade de Harvard e, depois de concluí-la, retorna ao Kenya. Em 1.982, Barack Obama (pai), faleceu em um acidente automobilístico.



Para concluir suas pesquisas em Antropologia, área na qual estava fazendo o Doutorado, Ann e Obama mudam-se para a Indonésia, onde Ann casa-se pela segunda vez, com um indonésio. Lá, Barack Obama freqüentou, entre os 6 e 8 anos, uma escola tradicional muçulmana (Madrassa). Após um período na Indonésia, Obama retornou ao Hawaí onde passou a viver com seus avós maternos.



Freqüentou o Occidental College de Los Angeles, escola preparatória, que possibilitou seu ingresso na Columbia University em Nova Iorque, onde se formou bacharel em ciências políticas em 1.985. Após uma breve estadia em Chicago, ingressou na Escola de Direito de Harvard, terminando seu Doutorado em 1.991. Em Harvard, Obama foi presidente da Harvard Law Review (uma espécie de jornal mensal para os acadêmicos). Entrou para a história, pois foi o primeiro negro a tornar-se presidente da Harvard Law Review.



Trabalhando em uma firma de advogados em Chicago, conheceu sua futura esposa, Michelle Robinson. Obama e Michelle casaram-se em 1.992 e tiveram duas filhas, Mahalia, que nasceu em 1.999, e Natasha, nascida em 2.001.



Sua carreira política teve inicio em 1997, quando, pelo partido Democrata, tornou-se Senador do estado de Illinois, cargo que ocupou até 2004. Foi eleito para o Congresso dos EUA nesse mesmo ano, principalmente por ser contra a invasão do Iraque.



Nas prévias democratas, concorreu com a ex-primeira dama, e atual senadora Hillary Clinton. Percebendo a ascensão de Obama, Hillary desistiu da vaga a candidata à presidência e declarou apoio a Barack Obama.



Obama aposta na insatisfação da população com a política do atual presidente George W. Bush. Em seus discursos, fica clara sua preocupação com o sistema de saúde, se posiciona a favor do fim da guerra do Iraque e do uso de diplomacia para com o Irã, e é a favor do desarmamento nuclear.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1