Cairo


Cairo é capital da província que leva seu nome e do Egito. O nome da cidade em português significa “a Vitoriosa”. O território em que se estabelece é o maior do continente africano e do mundo arábico. O povo egípcio, geralmente, denomina o Cairo como Masr (no árabe egípcio) ou Misr (no árabe clássico), idiomas locais do Egito.
De acordo com dados levantados no último censo realizado na região, o Cairo apresenta 7.947. 121 pessoas. Já em sua região metropolitana, a de maior população em toda a África, o número de habitantes é de 24.285.000. Devido a estes números e o constante fluxo de pessoas de outros países na região, a capital do Egito é considerada a décima terceira metrópole com maior população em escala global. Devido a fatores históricos, o Cairo é conhecido tradicionalmente no Egito pelos nomes de “cidade dos mil minaretes” e “mães de todas as cidades”.

A fundação do Cairo remete ao ano de 116 a. C. O primeiro território do Cairo, atualmente conhecido como Velho Cairo surgiu a partir de uma fortaleza construída próxima ao rio Nilo pelo povo romano. Antes da fundação da capital do Egito, a cidade considerada como a principal do império faraônico era Mênfis.

A origem do nome Cairo vem dos fatímidas, que batizaram o território como Al-Qahira. Historicamente, a região da cidade foi invadida diversas vezes por otomanos, mamelucos, britânicos e pelo exército de Napoleão Bonaparte. Apenas no ano de 1952 o Cairo tornou-se uma capital com autonomia. Porém, muito antes disso, o Cairo foi refundado no ano de 969 com o objetivo de se tornar a capital da parte árabe do Egito. Em 1517, o território foi conquistado pelo povo turco. Entre os anos de 1798 e 1801, foi um território francês.

Entre outros aspectos, o Cairo é considerado a sede da Liga Árabe, apresenta uma mistura de construções arquitetônicas modernas e antigas e é visto como um museu a céu aberto. Um elemento relevante na capital do Egito é a religião, além da presença do enorme contraste entre o Cairo e histórico e o cosmopolita, revelando tonalidades variadas por todo o território. A localização do Cairo se dá entre as ilhas e margens do rio Nilo, na parcela sul do delta. Limitando a capital pela região sudoeste, encontra-se a velha necrópole da capital anterior, Mênfis, e a cidade de Giza.

Nenhum comentário