Curling


O Curling foi criado durante o século XVI na Escócia. As regras foram escritas em meados de 1838. Levado ao mundo por imigrantes escoceses, este esporte teve a sua divulgação nos Jogos Olímpicos de Inverno em 1924, em Chamonix. No calendário esportivo mundial, o Curling tem como data de estréia oficial, o ano de 2006. O nome é oriundo do verbo inglês to curl, cujo significado é girar, termo este que se refere ao movimento das pedras que giram até chegar ao alvo.

Este esporte é praticado em pista de gelo e o objetivo máximo é lançar as pedras feitas de granito maciço, mais perto possível do alvo. Para que isto ocorra, os varredores esfregam o gelo para que este fique liso.

As competições de Curling são compostas por equipes de quatro atletas. Cada jogador é responsável por atirar duas pedras na faixa do end (subdivisão da partida). Após isto, os demais jogadores varrem o gelo com o intuito de eliminar possíveis saliências, e alterar o percurso da pedra. A varrição é muito importante pois, também eleva a temperatura do gelo até o ponto denominado de fusão, o que ocasiona a diminuição do atrito entre a pedra e o piso. Esta função deve ser feita lentamente, com movimentos paralelos. Não existe limite de varredores, no entanto após a divisão da tee line, apenas um varredor pode agir.

A pontuação funciona da seguinte maneira, ao final de cada partida, a equipe faz um ponto para cada pedra, cuja localização está ma próxima ao alvo. São dez ends, sendo que o jogo pode terminar antes se houver desistência e uma das equipes. O Curling pode ser praticado com duplas mistas, cuja característica são duas pedras posicionadas na faixa do end. Também na modalidade cadeira de rodas, as pedras são atiradas com a ajuda de um bastão, sem a presença dos varredores. Dentre as competições mais disputadas e tradicionais deste esporte, estão os Jogos Olímpicos de Inverno e o Campeonato Mundial de Curling. As regras gerais das competições desta modalidade são regidas pela Federação Mundial de Curling.

Os equipamentos para a prática do Curling são sapatos, vassoura, luva e cronômetro. Os sapatos devem ter ótima aderência, evitando que o jogador escorregue, porém precisam ser leves para facilitar o deslize. Geralmente o material utilizado no sapato é o Teflon. A vassoura pode ser desenvolvida com materiais como, cabo de madeira e tecido, fibra de vidro ou materiais sintéticos. As mais utilizadas são as com cabo de madeira e fibra de vidro, pois além de mais leves, resistem mais aos impactos. A extremidade deste equipamento é feita de pelo de cavalo ou material sintético e possui três ferramentas de conexão com o cabo, móvel (maior variação de lançamento), fixa paralela (maior dificuldade de controle) e fixa com ângulo (maior facilidade de controle). Para as modalidades de alto nível técnico utilizam-se vassouras de fibra de carbono, altamente resistentes.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1