Dia Mundial do Meio Ambiente

Você já se perguntou como seria possível salvar uma floresta inteira? A resposta é simples: você precisa apenas fazer mudanças no seu estilo de vida.




Você sabia?



As florestas cobrem 31% da superfície terrestre.



A sobrevivência de 1,6 bilhão de pessoas depende das florestas.



As florestas abrigam mais de 300 milhões de pessoas no mundo todo.



O comércio global total em produtos florestais foi estimando no valor de USD 379 milhões em 2005.



As florestas abrigam 80% da biodiversidade terrestre.


“Apesar de decisões individuais parecerem pequenas em relação às ameaças e tendências globais, quando bilhões de pessoas unem-se por um objetivo comum, nós podemos fazer uma tremenda diferença.”



Ban Ki-Moon, Secretário-Geral da ONU



O que podemos fazer para mudar a nossa postura dentro de uma sociedade de consumo e contribuir com o meio ambiente?



1 – Estabelecer nossos próprios princípios ambientalistas.

É necessário estabelecer compromissos, padrões ambientais que incluam metas possíveis de serem alcançadas.



2 – Fazer uma análise própria de nossos recursos e processos.

Cada uma de nós deve verificar os recursos que utiliza e o resíduo que estes recursos geram, conferindo se há desperdício de matéria prima e até mesmo de esforço humano.



3 – Estabelecer uma política ecológica de compras.

Até numa simples ida ao supermercado é necessário pensar no ambiente. A preferência para o consumo deve recair em produtos que sejam mais duráveis, de melhor qualidade, recicláveis ou que possam ser reutilizáveis.



4 – Incentivar os outros.

A começar pela própria família, falar com o maior número de pessoas sobre a importância de agir de forma ambientalmente correta.



5 – Evitar o desperdício.

Fazer a reciclagem do lixo doméstico, fechar bem as torneiras, apagar as luzes e desligar eletrodomésticos quando não estiverem sendo utilizados, usar os dois lados do papel ou tentar utilizar transportes não motorizados, como a bicicleta, são pequenos gestos que podem contribuir de uma forma abismal para a defesa do meio ambiente.



6 – Evitar poluir o meio ambiente.

Em casa, até os pequenos gestos como a separação de pilhas e tinteiros de impressora para posterior reciclagem podem ter um grande significado na defesa do ambiente. Os automóveis também são uma enorme fonte de poluição, e para reduzir seu efeito poluente, é necessário regular o motor do veículo e manter a pressão dos pneus nos níveis recomendáveis.



7 – Evitar riscos.

Para que se possam evitar riscos de ataques ambientais, é necessário que se esteja informado. Atualmente, a preservação ambiental é palavra de ordem e as informações sobre o que se deve ou não fazer estão ao alcance de todos.



8 – Registrar os resultados.

Uma boa forma de manter as metas ambientais sempre presentes é registrar os seus objetivos ambientais e os resultados que conseguiu alcançar. Assim irá se manter estimulado a continuar e conseguirá avaliar as vantagens das medidas ambientais que adotou.



9 – Comunicar.

No caso de problemas que possam prejudicar os seus vizinhos ou outras pessoas, tome a iniciativa de informá-los para que possam minimizar prejuízos. O diálogo é sempre a melhor via de chegar a um consenso.



10 – Dedicar tempo ao trabalho voluntário.

Se tiver tempo para atividades de trabalho voluntário, associe-se a núcleos que se fazem em defesa do ambiente, pois conferem ainda mais consciência ecológica.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1