Divisão geográfica da Iugoslávia

Em junho de 1991, Eslovênia e Croácia declararam independência e fizeram eleições presidenciais. Em 18 de setembro, seguindo o exemplo desses países, a Macedônia também declarou sua independência. Quase um mês depois, em 15 de outubro, a Bósnia e Herzegovina fez o mesmo, mas essa foi uma luta à parte.



O governo da Bósnia foi concedido a um governante muçulmano, mas aproximadamente 33% da população do país era cristã-ortodoxa. A ONU (Organização das Nações Unidas) tentou intervir, mas de nada adiantou. O conflito só teve fim em 1995, quando a maior potência mundial, os Estados Unidos, interveio exigindo que Milosevic parasse. Foi o maior conflito étnico-religioso que ocorreu na região - foram mais de 250 mil mortos.



Na província de Kosovo, aproximadamente 90% da população era albanesa, e 10% era sérvia. Em 1998, os albaneses do Kosovo fizeram um movimento para que fossem separados da Jugoslávia, mas o exército reagiu violentamente. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, ou OTAN) pressionou Milosevic para pôr fim aos ataques. A OTAN (liderada pelos Estados Unidos) lançaram ataques durante 78 dias e causaram enormes destruições. Milosevic foi submetido a julgamento no Tribunal Penal. Por essa altura, toda a região estava com uma difícil situação econômica e o Kosovo passou a ser administrado pela ONU.



De toda a Jugoslávia só restaram Sérvia e Montenegro, que em 2003 fundaram a União da Sérvia e Montenegro. Mas como já era previsto, em 21 de maio de 2006 ocorreu um plebiscito onde 55,5% dos montenegrinos expressaram o desejo de separação. Em 3 de junho de 2006, Montenegro declarou-se independente, e, apenas dois dias depois, a Sérvia declarou-se também.



Divisão geográfica dos territórios:



Após ser dividida em 1991, a antiga Iugoslávia deu origem às seguintes unidades territoriais, atualmente:





1. República da Bósnia e Herzegovina;

2. República da Croácia;

3. República da Macedônia;

4. República de Montenegro;

5. República da Sérvia;

5a. Província de Kosovo

5b. Província de Vojvodina

6. República da Eslovênia;

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1