Enólogo


O Enólogo  é o profissional responsável pela produção e com os aspectos gerais em relação ao vinho.


A Enologia  é uma ciência que se dedica a tudo que envolve a produção do vinho, começando com a escolha do solo e passando pelo plantio, produção, engarrafamento, envelhecimento e venda. Como há poucas faculdades dedica à formação do Enólogo, o mais comum é que ele seja formado em Agronomia e tenha especialização em Enologia. As principais faculdades de tal ciência estão na França e na Itália. Na América do Sul, a melhor delas está localizada em Mendoza, na Argentina, lugar, por sinal, originário dos vinhos de qualidade do país vizinho. No Brasil, atualmente, há quatro instituições que oferecem o curso de Enologia, sendo que apenas uma delas oferece o curso em modalidade bacharelado, que é a Universidade Federal do Pampa. Já os cursos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia nas cidades de Bento Gonçalves e Petrolina permitem a graduação em nível tecnológico. E, por fim, o curso da Universidade Federal de Pelotas permite a formação como técnico.

A Enologia  envolve tudo que é relacionado ao vinho. Para a formação do profissional nesta área, passa-se pelos seguintes estudos: entomologia, fisiologia, matemática, estatística, geologia, botânica, microbiologia, física, marketing, economia, climatologia, química, vinificação, vinicultura, marketing de vinhos, elaboração de vinhos, controle de qualidade e análise sensorial.

Enólogo  é uma profissão regulamentada no Brasil desde 2007. Esse profissional trabalha na vinícola e é responsável por todas as decisões de produção do vinho. Ele quem gerencia e administra a análise do solo e seus métodos de irrigação, escolhe as mudas e determina o plantio, a poda e a colheita. Feita a colheita, é ele quem define a mistura das uvas, o tempo de amadurecimento e a hora de colocar o vinho no mercado. Ou seja, o Enólogo é o grande responsável pelo vinho, desde a escolha do terreno até sua comercialização. Muitas vezes, é ele quem assume também o papel de vendedor.

Claro que a degustação também é importante atividade do Enólogo, ele experimenta o vinho durante seu processo de elaboração e como produto final para avaliar as características físico-químicas que a bebida possui e, a partir daí, proceder às medidas necessárias para que o vinho alcance o resultado esperado.

Nenhum comentário