Federação Internacional de Futebol - FIFA

A sigla FIFA significa originalmente Fédération Internationale de Football Association (Federação Internacional de Futebol), é a entidade que supervisiona diversas federações, confederações e associações relacionadas com o futebol ao redor do mundo. A Federação tem sua sede em Zurique, na Suíça, e é submetida às leis daquele país. A FIFA promove várias competições entre/em diversos países, sendo a mais conhecida a Copa do Mundo de Futebol, realizada a cada quatro anos.




Iniciativa de alguns países europeus (Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda e Suécia), a FIFA foi fundada em 21 de maio de 1904, em Paris. O primeiro estatuto, e consequentemente as primeiras regras para as competições foram criadas em seguida, assim como logo começou a ser elaborada uma competição em nível mundial. O primeiro presidente da federação foi Robert Guerin.



A Inglaterra logo aderiu a nova federação, seguida por Alemanha, Áustria, Itália e Hungria. Em 1906, ocorreu a primeira competição internacional, e devido a algumas falhas na organização, o presidente Robert Guerin foi substituído pelo inglês Daniel Burley Woolfall.



O novo presidente estabeleceu como regras internacionais para o esporte as do modelo inglês e estabeleceu o francês como idioma oficial da federação. Em seguida, países de outros continentes aderiram a FIFA. Em 1921, o frances Jules Rimet assumiu a presidência da FIFA.



A primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930, sendo o Uruguai o primeiro país sede. Desde então, a Copa do Mundo só deixou de ser realizada durante a segunda Guerra Mundial.



Em 1974, o brasileiro João Havelange assumiu a presidência da FIFA, cargo que ocupou até 1998, quando Joseph S. Blatter o substituiu.



Além das regras do futebol, a FIFA estabelece, junto a suas confederações, as regras para o futsal, futebol de areia e das arbitragens.



Além da Copa do Mundo de Futebol, a FIFA organiza a Copa das Confederações, os Mundiais Sub-17 e Sub-20, o Mundial Interclubes, a Copa do Mundo de Futebol Feminino, a Copa do Mundo de Futebol de Areia e o Campeonato Mundial de Futsal.



Em 1950 o Brasil foi sede da Copa do Mundo de Futebol pela primeira vez. Em 2014 será sede da competição pela segunda vez.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1