Football Club Rubin Kazan

uteFC Rubin Kazan - em russo, Футбольный клуб Рубин Казань - é um time de futebol da cidade de Kazan, da República Autônoma da Tartária. Seu estádio é o Central, com capacidade para 30.133 torcedores.





 História

Jamais jogou na divisão de elite do campeonato soviético. Ascendeu à do campeonato russo, em 2002 e, no ano de estreia, conseguiu um surpreendente terceiro lugar, classificando-se para a Copa da UEFA.



Na temporada 2008, quando se reforçou com os veteranos Sergey Semak (ucraniano naturalizado russo), Serhiy Rebrov (ucraniano, ex-Dínamo de Kiev, recém-aposentado) e Savo Milošević (sérvio, já em fim de carreira), todos jogadores de Copa do Mundo, o Rubin fez uma campanha brilhante na Liga Russa. Outros participantes de Copas já vinham integrando a equipe: o croata Stjepan Tomas e o sul-africano MacBeth Sibaya. A boa campanha de 2008 rendeu a Semak uma nova chance na Seleção Russa, e o jogador, que não atuava pela Rússia desde 2004, foi convocado à Eurocopa 2008 como capitão. Semak tornou-se o primeiro jogador do Rubin a disputar um torneio pela seleção; o turco Gökdeniz Karadeniz também foi à Euro por sua seleção.



O título inédito se confirmou a três rodadas do final do campeonato, com uma vitória fora de casa sobre o Saturn Ramenskoye. O Rubin tornou-se o segundo clube de uma República Autônoma da Federação Russa a faturá-lo, depois da conquista de 1995 do Alania Vladikavkaz (da Ossétia do Norte); o terceiro não-moscovita, depois de Alania e Zenit (campeão de 2007); além, ainda, de o terceiro a conquistá-lo sem jamais ter vencido a Liga Soviética, depois de Alania e do Lokomotiv Moscou (campeão em 2002 e 2004). Em 2009, participa da Liga dos Campeões da UEFA. No dia 20 de outubro de 2009, pela competição europeia, jogou contra o Barcelona no Camp Nou e venceu o clube catalão por 2x1, sendo que o Barça era o atual campeão europeu. Esse foi um feito histórico para o Rubin Kazan.

Nenhum comentário