História do Ônibus


Ônibus da Banda Brilha Som: Foto: Mateus Rosa
O ônibus, primeiro sistema organizado de transportes públicos, pode ter tido origem em Nantes, França, em 1826, quando um oficial do exército francês organizou uma ligação entre o centro da cidade e as suas instalações, já que as pessoas estavam muito interessadas em freqüentar os banhos públicos da cidade. O seu voiture ônibus (viatura para todos) percorria uma rota pré-determinada, transportando os passageiros, além de possuir bancos de madeira ao longo do veículo e a entrada ser feita pela parte de trás.

Um jornal de Londres registrou, no dia 4 de Julho de 1829, que "o novo veículo, chamado de ônibus, começou a fazer a ligação de Paddington à cidade". Esse serviço era operado por George Shilibeer. Em Nova Iorque foram lançados serviços de ônibus no mesmo ano, quando Abraham Brower, um empreendedor que organizou companhias voluntárias de bombeiros, estabeleceu a ligação ao longo da Broadway começando em Bowling Green; outras cidades americanas seguiram-se: Filadélfia em 1831, Boston em 1835 e Baltimore em 1844.

O serviço de ônibus produziu repercussões na sociedade e na urbanização. Socialmente, o serviço colocava pessoas, em intimidade física sem antecedentes, espremidos uns contra os outros numa pressão democrática que nem mesmo a pessoa de classe média com a mentalidade mais liberal tinha experimentado antes. Só os mais pobres permaneciam excluídos. Assim surgiu uma nova divisão na sociedade urbana, dividindo aqueles que possuíam carruagens e os que não possuíam.

Dentro de poucos anos, o serviço de ônibus de Nova Iorque tinha como rival: o trem. Seu primeiro serviço percorria a Rua Bowery e oferecia uma grande melhora nas condições por percorrer sobre carris de ferro em vez de andar sobre estradas, o que se traduzia numa viagem mais suave.

Os novos trens foram financiados por John Mason, um banqueiro rico, e construídos por John Stephenson, um empreiteiro Irlandês. Quando os transportes motorizados comprovaram o seu valor após 1905, um ônibus motorizado era, por vezes, intitulado autobus.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1