Jornal Nacional - Modo de Fazer (comentário)



            O autor do Mundo em Pauta leu o livro Jornal Nacional – Modo de Fazer escrito pelo apresentador e editor-chefe do JN William Bonner que explica em uma linguagem simples para jornalistas ou não; como se faz o telejornal de maior audiência do Brasil.
            O prefácio do livro foi feito por Fátima Bernardes, esposa de Bonner que era apresentadora e editora-executiva na época que dá indícios de uma ótima leitura e com certeza é uma boa leitura.
            No livro são destacadas as edições atípicas do Jornal Nacional; como a primeira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência do Brasil, a morte do Papa João Paulo II em 2005, as coberturas das Copas do Mundo de 2002 e 2006 onde surgiu a famosa frase de Willian Bonner “Onde está você Fátima Bernardes?”, e a primeira eleição de Barack Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.
            Além disso, tem coisas inusitadas como quando Bonner precisou de ajuda de freiras brasileiras para atravessar pela multidão no Vaticano para apresentar o JN. Na caravana JN em 2006 onde o barco que seria usado para atravessar o Pará afundou e a produção do Jornal Nacional teve que arrumar outro barco.
            No fim do livro Bonner compara o JN com os telejornais apresentados por Boris Casoy e Joelmir Beting; Bonner explica porque ele não dá opinião no JN e sempre reforça o compromisso do Jornal Nacional que é levar informação com credibilidade e imparcialidade dos fatos do dia.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1