Marketing esportivo


O marketing em seu conceito e visão geral está relacionado com o produto, demanda, desejo, necessidade, valor, satisfação, qualidade e mercado. Nos artigos referentes a planejamento estratégico em marketing, verificamos que o mesmo é regido pelos 4p´s : produto, preço, praça e promoção.

No marketing esportivo existe um quinto “p” que significa “paixão”. O esporte se envolve com a torcida e seus profissionais pelo elo emocional de vencer limites e alcançar a glória de uma vitória.

O marketing esportivo está atento a atender o mercado de fãs por um clube, atleta ou evento esportivo, sendo o fã um potencial consumidor de camisetas, material esportivo e ingresso de seu clube do coração. Dentro de um conceito técnico, marketing esportivo é “ o processo pelo qual se suprem necessidades e desejos de entidades esportivas através da troca de produtos e valores com seus mercados”.

Dentro deste mercado existe o patrocínio, segundo Marc Carrogio, patrocínio “é uma relação jurídica entre patrocinador e patrocinado em virtude da qual o primeiro colabora de forma tangível na organização ou celebração de um evento e, em contrapartida, obtém do segundo facilidades para difundir mensagens favoráveis a um público mais ou menos determinado”.

Segundo Phil Schaaf, “patrocínio esportivo  é o mecanismo de promoção através do qual os esportes penetram nos mercados de consumo de forma a criar publicidade e lucro para compradores corporativos e participantes”. O patrocínio esportivo é um investimento num evento, clube ou atleta, seja de origem de empresa privada ou pública.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1