Meca


Para os muçulmanos, a Meca, cidade da Arábia Saudita, é considerada como a mais sacra do mundo, localizada em uma região homônima.

De acordo com a tradição do Islã, a fundação da Meca foi realizada por descendentes de Ismael, primeiro filho de Abraão. Durante o século VII, a cidade funcionava como um grande centro comercial e, naquele mesmo período, o profeta Maomé proclamou o Islã na região. Depois de 966, os xarifes locais passaram a governar a Meca. Em 1916, com o final do domínio Otomano no território, foi fundado o Reino Hashemita do Hejaz por meio de governantes regionais. Em 1925 a Meca foi tomada pela Dinastia Saudita. Desde então, a cidade passou por um processo de crescimento muito rápido no que se refere à infraestrutura e ao tamanho.

Localizada na região histórica do Reino Hashemita do Hejaz, a Meca conta com uma população de 1,7 milhões de habitantes, e se situa a 73 km de Jidá (cidade do litoral), em um vale estreito que fica 277 m acima do nível do mar. Para o Islã, é a região mais sagrada entre todas. Por isso, os adeptos da religião costumam fazer suas orações voltadas para a direção da Meca. Todos os anos, aproximadamente 13 milhões de muçulmanos visitam o local, muitos deles para a realização do Hajj.

O Hajj é a maior peregrinação que ocorre na Meca, realizada todos os anos. Ao menos uma vez ao ano, milhares de muçulmanos de vários países fazem uma visita à cidade com o objetivo de orar em conformidade. O Hajj deve ser executado por adultos com saúde e condições financeiras para visitar a Meca. Eles ainda devem cuidar de seus dependentes e parente durante a realização da viagem. O Hajj deve ser feito pelo menos uma vez na vida do muçulmano.

Por consequência deste grande movimento que ocorre na região, a Meca tornou-se uma das áreas com maior diversidade no mundo islâmico. Porém, somente muçulmanos podem entrar na Meca. “Meca, a Honrada” é a denominação formal da cidade. No território que forma a cidade, milhões de peregrinos praticam além do citado Hajj, o Umrah, que é uma peregrinação sem obrigatoriedade, menor, mas que também tem a prática aconselhada no Alcorão. De forma frequente, é feita por peregrinos que visitam Masjid al-Haram.

O termo Meca, porém, tem sido utilizado de outras formas para se referir a um “ponto que atrai as atenções e interesses de pessoas ligadas às atividades que giram em torno dele: Hollywood ainda é a Meca do cinema”.

 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1