Mestrado e especialização


Ao concluir a graduação, muitos profissionais não sabem que caminho seguir. São tantas as opções de pós-graduação que é comum se sentir confuso no momento da escolha. Mas você sabe, ao menos, a diferença entre os cursos oferecidos? Confira abaixo os cursos disponíveis no mercado e escolha aquele melhor se encaixa em suas pretensões profissionais.

Existem dois tipos de pós-graduação, a lato sensu e a stricto sensu.

No grupo das pós-graduações de lato sensu, encontram-se os cursos de extensão e aperfeiçoamento e de especialização, como as MBA’s.

Já no grupo dos cursos de stricto sensu enquadram-se os mestrados – profissionalizante e acadêmico, e o doutorado.

É importante dizer que as pós-graduações lato sensu proporcionam uma abordagem mais ampla dos assuntos e são voltadas para o mercado de trabalho. Enquanto isso, os cursos stricto sensu geralmente estão voltados para a academia, e os trabalhos de pesquisa. Para escolher a pós-graduação que melhor vai atender seus desejos, leve em consideração o caminho que você planeja para sua carreira profissional.

Especialização

Os cursos de especialização são mais rápidos e práticos, um exemplo desse tipo de curso é o MBA. É importante dizer que as especializações costumam ser pagas, mesmo quando ofertadas em instituições públicas. São cursos destinados a aperfeiçoar a atualizar o profissional, e são indicados para aqueles que desejam aprofundar-se de maneira geral na profissão, com o intuito de melhorar a própria formação. Ao final, é necessário produzir um trabalho de conclusão de curso.

Mestrado Profissionalizante

Esta categoria ainda é desconhecida por muitos. É um curso menos teórico que o acadêmico, voltado para o mercado de trabalho. Pode ser pago ou gratuito, depende da instituição. É voltado para aqueles que pretendem focar em um aspecto da área de atuação, e fornece uma abordagem mais profunda do tema escolhido. Ao final do curso, é necessário apresentar uma dissertação em forma de projeto ou estudo de caso.

Mestrado Acadêmico

É um curso basicamente teórico, voltado para quem deseja lecionar ou se tornar um pesquisador. É o único curso que oferece um título de mestre no Brasil, e é importante se atentar para o fato de que para cursar o mestrado acadêmico é exigida proficiência em outro idioma, em geral o inglês. Ao final do curso é apresentada uma dissertação.

As opções são variadas e capazes de oferecer ao profissional o conhecimento mais útil em sua área de atuação. Pesquise os cursos disponíveis para sua formação e não pare de estudar. A graduação é apenas um começo.

Nenhum comentário