O Juramento do Jornalista


Todos os cursos superiores, os formandos fazem um juramento prometendo honrar com os princípios da área de atuação, sempre respeitando e ajudando ao próximo. E com o jornalismo não é diferente.

Assim como o profissional da saúde, administrador, contador ou o bacharel em direito; os jornalistas com diploma também fazer um juramento de compromisso com a verdade, sempre ouvindo os dois lados dos fatos e ser o mais imparcial possível sem omitir ou inventar história.

Por isso que a sociedade precisa mobilizar-se para que os políticos voltem a validar a obrigatoriedade do diploma de jornalista. Isso não limitará a liberdade de expressão, pois todos temos o direito de ir e vim. A sociedade só tem a ganhar com  o profissionalismo dos jornalistas. O nosso papel é levar informação com credibilidade até você.

Um estudante não fica quatro anos na faculdade aprendendo a ler o que está no teleprompter para um dia apresentar um telejornal, eles aprendem noções de psicologia, filosofia, sociologia, direito, economia, política e muitas outras áreas.

Além da obrigatoriedade do diploma de jornalista, deveria criar-se um conselho federal de jornalistas assim com existe o conselho regional de medicina e a ordem dos advogados do Brasil (OAB) para fiscalizar o trabalho do jornalista. Hoje só existe a Fenaj (Federação Nacional do Jornalistas) e o sindicatos estaduais que ajuda os jornalistas.

Como futuro jornalista o autor deste blog já assumiu esse compromisso mesmo antes da formatura para que você leitor tenha um conteúdo de qualidade além de um profissional que está em busca da verdade doa quem doer.

O texto do juramento do formando de jornalismo pode variar, mas abaixo segue dois modelos de juramento do jornalista, porém pode haver variações dependendo da instituição de ensino:


Modelo 1

Juro / exercer a função de jornalista / assumindo

O compromisso / com a verdade e a informação. /

Atuarei dentro dos princípios universais/ de

Justiça e democracia, / garantindo principalmente

/ o direito do cidadão à informação. /

Buscarei o aprimoramento / das relações

Humanas e sociais, / através da crítica e análise

Da sociedade, / visando um futuro/ mais digno e

Mais justo/ para todos os cidadãos brasileiros. /

Assim eu Juro.

Modelo 2

"Juro, no exercício das funções de meu grau, assumir meu compromisso com a verdade e com a informação. Juro empenhar todos os meus atos e palavras, meus esforços e meus conhecimentos para a construção de uma nação consciente de sua história e de sua capacidade. Juro, no exercício do meu dever profissional, não omitir, não mentir e não distorcer informações, não manipular dados e, acima de tudo, não subordinar em favor de interesses pessoais o direito do cidadão à informação. "

Nenhum comentário