Os 5 passos do Briefing


O briefing é o resumo ou coleta de informações necessárias referente ao mercado, concorrência, perfil do consumidor e do produto ou serviço.

O briefing é um processo utilizado na área administrativa, por profissionais da comunicação, relações públicas e publicitários. O briefing é a base de um processo de um planejamento.

Numa agência de propaganda o briefing é uma das etapas fundamentais de um processo publicitário. É um processo contínuo e cumulativo através de todos os estágios do planejamento de propaganda. Significa a passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o executivo de atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo. Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível mas tão longo quanto necessário.

Confira no Mundo em Pauta cinco passos para montar um bom briefing:

Primeiro Passo:

Histórico do Produto ou Serviço:

- Como é, até o momento, o desenvolvimento desse produto ou serviço na empresa?

- Quais as experiências passadas?

- Como surgiu a vontade original para o desenvolvimento desse projeto?

- Que resultados a empresa pretende alcançar com o projeto?

 

Segundo Passo:

Características e Diferenciais do produto ou Serviço:

- Que oportunidade a empresa quer aproveitar?

- O que está “faltando” no mercado e o que a empresa pretende oferecer?

- Como o produto deverá ser apresentado?

- Quais os diferenciais em comparação aos concorrentes?

- Qual seu argumento de venda?

- Existem normas técnicas e leis que regulam este tipo de mercado, questões técnicas ou restrições ambientais?

 

Terceiro Passo:

Público-alvo do Produto ou Serviço:

- Toda informação sobre o público-alvo é importante: idade, onde mora, onde trabalha, seus hábitos e, principalmente, suas singularidades.

- Para quem o produto ou serviço se destina?

- Como a empresa pretende que público-alvo tome conhecimento sobre esse produto ou serviço?

- Onde será comercializado?

Quarto Passo:

Material a ser Desenvolvido para divulgar o produto ou serviço:

- Que peças de comunicação devem ser criadas pela agência?

- Que características a empresa quer atribuir a esse produto ou serviço?

- Qual deve ser a abordagem da comunicação?

- Existem cores a serem seguidas ou evitadas? Pode usar linguagem coloquial?

- Sua empresa tem imagens para passar a agência?

- Tem alguma imagem que já foi utilizada na campanha?

- Existe alguma restrição de imagem, tamanho, palavra ou formato?

- Muito importante: se você já tem algo em mente, mostre à sua agência! Fica mais fácil acertar na criação.

 

Quinto Passo:

Cronograma de Trabalho:

- Quando o projeto deverá ser lançado?

- Há uma feira ou oportunidade que a empresa quer aproveitar?

- Quando as peças de comunicação deverão estar prontas?

- Onde e para quem deverão ser entregues?

 

Nenhum comentário