ProUni

O que é o ProUni


O ProUni - Programa Universidade para Todos - é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de nível superior.



No seu primeiro processo seletivo, o ProUni ofereceu 112 mil bolsas em 1.142 instituições de ensino superior de todo o país. A implementação do ProUni, somada à criação de 10 universidades federais e 49 novos campi, amplia o número de vagas na educação superior, interioriza a educação pública e gratuita e combate as desigualdades regionais.Todas estas ações vão ao encontro das metas do Plano Nacional de Educação, que prevê a presença, até 2010, de pelo menos 30% da população na faixa etária de 18 a 24 anos na educação superior, hoje restrita a 12%, oferecendo 400.000 novas bolsas.



Inscrições

Todas as instituições participantes do ProUni devem oferecer acesso gratuito à internet para os estudantes que desejarem se inscrever. Além disso, o candidato conta com uma Rede de Parceiros, com endereços disponibilizados na página eletrônica do programa e por meio do 0800.616161, como alternativa para facilitar o processo de inscrição. O estudante pode escolher até cinco opções de curso de acordo com as suas prioridades, desde que a instituição seja participante do ProUni.



Quem pode participar do ProUni

Só pode se candidatar ao ProUni, o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No ano de 2007 a nota mínima exigída no exame era de 45 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais), estabelecida pelo Ministério da Educação. Os resultados do ENEM são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no ENEM. Assim, os estudantes que alcançarem as melhores notas no exame terão maiores chances de escolher o curso e a instituição em que estudarão.



Tipos de bolsa

O ProUni oferece três tipos de bolsa que variam de acordo com a renda familiar do estudante:

* Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

* Bolsa parcial: 50% - para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos .

* Bolsa parcial: 25% - para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos, concedidas somente para cursos com mensalidade de até R$ 200,00.



Para ter acesso a lista das instituições participantes e para mais informações acesse o site: http://www.prouni.com.br/

Nenhum comentário