Relógio Biológico

O relógio biológico é o termo utilizado para denominar uma estrutura naturalmente existente nos seres vivos capaz de regular os horários de todos os acontecimentos corpóreos, possibilitando uma previsão de quando os mesmos irão ocorrer.

É por meio do relógio biológico que ocorre a adequação da variação de temperatura corporal, da pressão arterial, da secreção hormonal, do sono, da frequencia cardíaca, dentre outros acontecimentos corpóreos.
O chamado ciclo circadiano ou ritmo circadiano consiste no ciclo biológico diário de todos os seres vivos. Este ciclo que oscila entre descanso e atividade ligados ao período diurno e noturno está presente em todos os seres vivos, e nos humanos, dura em torno de 24 horas e 18 minutos.
Anteriormente acreditava-se que o ajuste diário desses minutos extras do nosso ciclo circadiano ocorria de acordo com a atividade e a quantidade de luz a que os seres humanos são submetidos. Contudo, um estudo recente publicado na conceituada revista Science constatou que o relógio biológico dos humanos pode ser alterado utilizando um artifício nada convencional: iluminando com uma lanterna a região de trás do joelho. Apesar de ter sido confirmada a veracidade desse estudo, ainda não conhece ao certo o porquê desse fenômeno. Esta conclusão é lógica, uma vez que indivíduos deficientes visuais também sofrem com o efeito jet lag, que consiste na troca do dia pela noite depois de viagens de avião entre locais com fusos horários muito diferentes. Deste modo, acredita-se que as hemoglobinas, que ficam expostas à luz tanto na retina quanto por baixo da delgada pele dos joelhos, compõem as verdadeiras reguladoras desse ciclo.
É importante, quando possível, que cada um acerte sua rotina de acordo com o seu relógio biológico para prevenir alterações metabólicas forçadas e, consequentemente, problemas futuros.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1