Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA)


Mais conhecidas em São Paulo pela sigla ROTA, as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar são uma modalidade de policiamento do Primeiro Batalhão de Policiamento de Choque. Além disso, são uma tropa reserva do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Entre as principais características desta força policial, está a rapidez em situações em que é exigida, forte capacidade de reação, flexibilidade e versatilidade.

A ROTA é um símbolo de respeito da polícia e se impõe em áreas de risco onde a criminalidade começa a impor suas próprias leis. A tropa que atua no policiamento motorizado tem por objetivo conter distúrbios entre os cidadãos e trabalha como Batalhão de Choque, Companhia, Pelotão ou Grupo, dependendo da necessidade de força a ser impelida em cada situação.

A criação da ROTA remete ao período em que o Brasil passava por uma Ditadura Militar. Na época, a força policial tentava conter não somente os criminosos, mas também os grupos organizados de guerrilha armada. O Estado necessitava de um reforço ao policiamento que o tornasse mais enérgico, aumentasse sua mobilidade e eficácia. Desta forma, a Segunda Companhia de Segurança do Primeiro Batalhão Policial Militar inicia uma nova forma de ação. Era o início do Patrulhamento Ostensivo Motorizado no Centro de São Paulo, que seria a semente da ROTA. A função desta força policial organizada era a coibição de assaltos bancários praticados por guerrilheiros e delinquentes.

Porém, somente em 1970, no mês de outubro, esta patrulha motorizada é batizada como Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar – ROTA. As rondas passam a ser centralizadas no Batalhão Tobias de Aguiar, onde contam com uma central de comunicações de apoio aos policiais em serviço. Para uma boa troca de informações entre as viaturas e a Base Aguiar, os veículos foram equipados com um transceptor. Os integrantes da ROTA são facilmente reconhecidos em uma ação policial por utilizarem uma boina negra, que é um símbolo de grandeza e respeito à organização e ao povo.

O brasão do Batalhão Tobias de Aguiar possui uma simbologia:

  • Campo superior esquerdo: em goles, cor vermelha, símbolo do espírito de luta. Há 5 asas de águia que simbolizam a rapidez da atuação, o ouro significa soberania e esplendor.
  • Campo superior direito: em ouro há duas faixas simbolizando o cinto do cavaleiro. Logo abaixo, três flores-de-lis de goles. Na parte de baixo, um escudo com fundo branco é símbolo da pureza. À direita, três faixas que simbolizam civilidade, honra e vitória.
  • Campo inferior esquerdo: em ouro, 5 merletas significando os inimigos vencidos, na cor preta, mostrando atributos como sabedoria, simplicidade e honestidade.
  • Campo inferior direito: em ouro, o símbolo de uma águia de goles e membrana em preto. Simboliza poder, prosperidade e vitória. Também explica o apelido Aguiares e o do Primeiro Batalhão de Choque Tobias de Aguiar.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1