Rugby


O rugby é um esporte coletivo (em equipe) praticado com as mãos e com uma bola. É um jogo muito parecido com o Futebol Americano. Uma partida tem duas partes de quarenta minutos. O objetivo é fazer maior número de pontos. Cada time no rugby tem 15 jogadores titulares e 6 reservas.

A bola de rugby tem o formato oval e é feita de couro semelhante à bola de futebol. Tem entre 58 e 62cm de comprimento e 28 e 30cm de largura e pesa entre 410 e 460 gramas.

O campo é retangular, com comprimento de 144 metros e largura de 70 metros.

Os equipamentos utilizados são:
- Chuteira
- Shoulder pad: colete com partes amaciadas que protegem os ombros, o abdômen, o peitoral, as costas e o bíceps.
- Boqueira – Proteção para os dentes.
- Scrum cap – capacete com partes amaciadas para proteger o crânio de impactos de pequena e média força.

Uma das versões para a origem do rugby, é que ele teria nascido de uma jogada irregular do futebol feita por um estudante chamado Willian Ellis que achou o futebol monótono. Ele pegou a bola na mão e levou até a linha de fundo do adversário. Seus colegas, irritados, tentaram agarrá-lo.

Existem outras versões para a origem do esporte, porém, a French Rugby Federation conserva o túmulo de Ellis como patrimônio do esporte.

Em 1871 foi criada a Rugby Union em Londres, e, a partir daí, o esporte se espalhou rapidamente pela Europa e depois para as colônias da Inglaterra: Austrália, Nova Zelândia, Canadá e EUA.

A maior competição da categoria é a Copa do Mundo de Rugby, realizada de 4 em 4 anos. O rugby é o segundo esporte de equipes mais popular do mundo só perdendo para o futebol de campo.

Outro importante torneio de rugby é a Copa das 6 Nações realizada por: País de Gales, Irlanda, Escócia, França, Itália e Inglaterra.

Existe ainda a Copa das 3 Nações realizada por: Nova Zelândia, Austrália e África.

Além desses campeonatos, são várias as competições entre clubes, formando inúmeras ligas nacionais de rugby profissional, inclusive no Brasil.

A Seleção Brasileira de Rugby é afiliada da IRB (International Rugby Board), e nesse ranking, está entre as 40 melhores seleções do mundo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1