União Desportiva de Leiria

União Desportiva de Leiria é um clube de futebol português que compete no principal escalão de Portugal. É o principal clube do distrito de Leiria e joga no Estádio Dr. Magalhães Pessoa. O Estádio Dr. Magalhães Pessoa tem capacidade para 24 mil lugares, e foi um dos estádios do Euro 2004.




A UD Leiria tem cerca de 2 700 sócios . Em tempos, eram os Ultras Fantasmas que vibravam e apoiavam a equipa leiriense, porem, com a sua extinção, a Frente Leiria, em 2001, continuou esse trabalho. Actualmente é a única claque de apoio ao clube.

História

O União Desportiva de Leiria é um clube da cidade de Leiria criado em 1966, conseguiu participar da terceira divisão portuguesa no ano seguinte, em 1967. Depois, entrou na segunda divisão nacional, a chamada Liga de Honra, pela primeira vez na temporada 1970/71.



Nas duas primeiras temporadas na segunda divisão, o clube ficou na terceira colocação. Depois, realizou algumas campanhas piores, mas sem correr o risco de queda. Até que em 1978/79 venceu a Liga e subiu pela primeira vez à primeira divisão.



Porém, o desempenho da equipa foi fraco, ficando em 13º lugar e tendo escido. Retornou à 1ºLiga no ano seguinte, mas de novo vez fez péssima campanha e voltou ao segundo escalão.



O Leiria, então, disputou durante anos a segunda divisão. Somente em 1994 a equipa conseguiu o acesso novamente. Desta vez, durou mais tempo entre os melhores, permanecendo por três temporadas, até descer outra vez em 1997.



Contudo, conquistou o título da segunda divisão no ano seguinte e mais uma vez voltou para a primeira divisão do futebol português, até a epóca 2007/08.



No início do século XXI, realizou algumas boas campanhas. Em 2002/03, chegou à final da Taça de Portugal e, com isso, assegurou lugar na Taça Uefa do ano seguinte. Foi o primeiro torneio internacional da equipa na sua historia.



Entretanto, a temporada que começou de forma animadora para a agremiação, terminou de um jeito melancólico: a equipa foi eliminado na última fase eliminatória da TaçaUefa (anterior à fase de grupos) e ficou em décimo lugar na Liga Nacional.



Depois disso, apenas teve desempenho mediano no Campeonato Nacional e, somente em mais uma oportunidade conseguiu uma vaga para a Taça UEFA, sendo eliminado outra vez antes da fase de grupos do torneio.



Na epóca 2008/09 participou na Liga Vitalis onde fez uma reviravolta extraordinária, em 19 jogos subiu da 15º posição ao 2º, e consequentemente e subiu de divisão.



Actualmente o clube dispute a 1º Liga.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1