Jornalista vacariano Glaucir Ferreira Borges lançará livro sobre a banda gaúcha Nenhum de Nós na 36ª Feira do Livro de Vacaria

Obra mostra como a influência de músicos e escritores da América Latina se materializa nas canções do Nenhum de Nós.



Nenhum de Nós: Extraño – Interações estético-culturais com a América Latina é o terceiro e mais importante livro do jornalista Glaucir Ferreira Borges. Com prefácio de Thedy Corrêa, vocalista do Nenhum de Nós, a obra mostra como a influência de músicos e escritores da América Latina se materializa nas canções da banda. O lançamento ocorre no dia 20 de outubro, a partir das 17h, na 36ª Feira do Livro de Vacaria (Mercado Público Municipal, Rua Sergipe, 135, Pinheiro).

O Nenhum de Nós traz em muitas de suas canções referências à literatura e à música latino-americana, sobretudo em relação aos países que compõem a região do Rio da Prata. Na canção O Espelho do Cego, do disco Extraño, existe uma clara referência à metáfora do espelho do escritor argentino Jorge Luís Borges. O chileno Pablo Neruda e o colombiano Gabriel García Márquez são outras referências literárias que vamos encontrar na obra da banda. No quesito referências musicais, o Nenhum de Nós já realizou versões em português de canções dos consagrados roqueiros argentinos Fito Paez e Charly García.

A obra parte da proposta da explicitação da presença das manifestações estético-culturais latino-americanas – sobretudo literárias e musicais, especialmente as oriundas do rock – em meio às composições da banda. Com base no conceito de “tradução cultural”, ancorado em autores como Peter Burke, Walter Benjamin e Beatriz Sarlo, o livro busca esclarecer e compreender os significados desses elementos estrangeiros na produção da banda.

Glaucir Ferreira Borges nasceu em Vacaria (RS) em 1983. É jornalista e relações públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Também tem Especialização em Leitura e Produção Textual pela UCS e Jornalismo e Convergência de Mídias pela Feevale. Em 2013 finalizou o Mestrado em Letras pela UniRitter. Tem outros dois livros publicados, Moinhos e Ilusões (2009), de contos, crônicas e poesias, e O Rock Gaúcho na Sintonia das FMs (2010), em que aborda a importância das rádios FMs gaúchas para a popularização das bandas locais.

Atualmente é professor dos cursos de Comunicação Social da Unifacvest, em Lages (SC), onde vive, e assessor de imprensa da Câmara de Vereadores de São Joaquim (SC). Comprou o primeiro disco e foi ao primeiro show do Nenhum de Nós em 1999. Desde então, foi aos poucos descobrindo toda a rica teia de influências da banda que perpassam a música e a literatura.
Ficha Técnica

Nenhum de Nós: Extraño - Interações estético-culturais com a America Latina

Autor: Glaucir Ferreira Borges


Editora: AGE (156 páginas)

Nenhum comentário