Sobre

O Blog MUNDO EM PAUTA foi criado em 2017, fruto de uma nova ação do Repórter Riograndense, o Jornalista Mateus Rosa. Visando maior qualidade e contextualidade, este blog busca trazer notícias, biografias e curiosidades sobre o Brasil e o Mundo, enquanto seu “primo-irmão”, o REPÓRTER RIOGRANDENSE, passa a receber todo o conteúdo tradicionalista e local (Campos de Cima da Serra).

Este é o blog certo para quem busca notícias com objetividade e transparência; para quem adora saber mais sobre os grandes times de futebol ao redor do mundo; para aquele que consulta uma boa resenha antes de arriscar sua leitura; para o leitor que gosta de explorar desde a vida de uma grande personalidade até as competências de uma profissão... para todo leitor sedento por uma excelente leitura!

Sobre o autor



Meu nome é Mateus Silva da Rosa, nasci na cidade de Vacaria – RS no dia 29 de junho de 1993.

Fiz o Ensino Fundamental na E.M.E.F Juventina Morena de Oliveira no bairro Barcelos (bairro onde eu resido atualmente junto com meus pais).

Fiz o Ensino Médio Na E.E.E.B Professor José Fernandes de Oliveira.

Sou formado em Jornalismo pelo Centro Universitário Facvest – Unifacvest de Lages – SC.

O meu gosto pela escrita surgiu na 6ª série do fundamental, nas aulas de redação.  Quando cheguei ao ensino médio, este gosto começou a crescer através das aulas de literatura, quando estudei estilos literários como Romantismo, Realismo e Modernismo. 

Confesso que não era um bom aluno de Português, me destacava em outra disciplina: Matemática. Fiquei em 3º lugar nas Olimpíadas de Matemática da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em 2009. 

Outra disciplina em que eu me destacava era História. Foi então que juntei a minha paixão por escrever e a vontade de viver e contar histórias que escolhi cursar Jornalismo. Decidi por este curso após ir à Feira das Profissões da PUC-RS.

No ano de 2010, virei blogueiro. Nos três primeiros anos, o blog não tinha um nome fixo até que em 11 de maio de 2013 o mesmo passou a se chamar Repórter Riograndense. É uma homenagem ao jornalista da RBS TV Giovani Grizotti que é conhecido como Repórter Farroupilha por amar (assim como eu) a tradição gaúcha.

Em 2012, descobri que tenho Síndrome de Asperger (hoje classificado como Transtorno de Espectro do Autismo). Diferente do autismo que conhecemos, eu não tenho retardo mental, pelo contrário, tenho um QI acima da média. A minha dificuldade é no convívio social, quando às vezes eu não consigo interpretar emoções de outras pessoas, levando tudo ao pé letra. A escrita me ajuda a expressar meus sentimentos.

No TCC de Jornalismo em que falo sobre jornalismo esportivo fui aprovado com nota máxima pela banca.

Durante a faculdade além de conhecimentos de Jornalismo também tive aulas de fotografia, publicidade e propaganda, marketing e relações públicas. Formei-me em Jornalismo no dia 8 de outubro de 2016.

Sou torcedor do Sport Club Internacional.

Meus exemplos de profissionalismo em que eu me espelho são: meus professores de jornalismo da faculdade, Caco Barcellos, Rodrigo Alvarez, Evaristo Costa, Sônia Bridi, Giovani Grizotti, Sandra Annenberg, Sergio Chapelin, Roberto Kovalic, Marcos Losekan, Márcio Gomes e Tadeu Schmidt.


A minha primeira experiência profissional foi no jornal Dupla Notícia de Antônio Prado - RS como colunista em 2014. No ano seguinte passei pelo jornal (hoje agência de notícias) Vacaria News. Atualmente sou jornalista do jornal Correio Vacariense.

Meus planos para o futuro é me tornar um excelente, admirado e reconhecido jornalista. Além disso, quero me tornar escritor e palestrante.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
UA-98132943-1