O que é Lide / Lead?


O Lide / Lead são as seis perguntas que as matérias jornalísticas têm que responder.


O que? Quem? Quando? Como? Onde? Por que?


1º parágrafo do texto: O que, quem, quando, por que.

2º parágrafo (sublide): Como e onde;


Conceito Lide

Conceito da pirâmide invertida / Foto: imaster



Lide (lead): primeiro parágrafo do texto jornalístico, contendo as respostas às seis perguntas consideradas básicas: o que, quem, quando, onde, como e por que?

Parte da ideia da pirâmide invertida, ou seja, os fatos seriam relatados em ordem decrescente de importância:


Pirâmide invertida

Lide

Sublide

Desenvolvimento

Fechamento


Funcionamento do lide


Objetivo: dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia. Prender a leitura

Justificativa: a fórmula permite uma interrupção da leitura sem prejuízo do principal

Vantagem: facilidade no processo de edição e diagramação


Implicações do modelo


Reforço do mito da objetividade. Slogan anglo-saxão “é livre o comentário, mas os fatos são sagrados”.


Padronização (rapidez, distanciamento)

Proteção aos jornalistas e empresas

Divisão do espaço, configurando a sustentação do negócio via publicidade.

Nenhum comentário